No passado dia 13 de junho de 2026, o Núcleo de Sesimbra da Liga dos Combatentes realizou o seu passeio cultural, integrado no projeto de Turismo Militar do Núcleo de Elvas, contando com a participação de 52 Sócios.
A deslocação teve início às 07h00, com partida de Sesimbra. Durante a viagem foi efetuada uma paragem em Vendas Novas para pequeno-almoço, seguindo depois para Elvas, onde o grupo chegou cerca das 10h30.
À chegada, os participantes foram recebidos por um guia local, que conduziu a visita ao Forte da Graça, proporcionando uma explicação sobre a sua arquitetura, história e importância no sistema defensivo da Praça-Forte de Elvas.
O almoço decorreu no Restaurante Girassol, num ambiente de grande camaradagem, convívio e confraternização entre todos os participantes.
No período da tarde realizou-se uma visita ao Centro Histórico de Elvas em comboio turístico, seguida de uma visita panorâmica ao exterior das fortificações da Praça-Forte, permitindo apreciar a grandiosidade deste conjunto militar.
Para o sucesso desta iniciativa foi fundamental a colaboração do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e o apoio da Câmara Municipal de Elvas, através da Dr.ª Margarida, que acompanhou o grupo durante a visita.
O Núcleo de Sesimbra agradece ao Núcleo de Elvas, na pessoa do seu Presidente, José Miguêns, à Dr.ª Margarida, da Câmara Municipal de Elvas, e a todos os Sócios que participaram nesta iniciativa de intercâmbio entre Núcleos, contribuindo para mais um dia de cultura, convívio e fortalecimento dos laços de camaradagem.