Núcleo de Sesimbra – 80.º aniversário

0
151
A 12 de maio de 1944, deu os primeiros passos a Delegação de Sesimbra, mais tarde designado Núcleo de Sesimbra da Liga dos Combatentes. Passados 80 anos, realizou-se a Cerimónia no dia 12 de maio de 2024 presidida pelo Vogal da Direção Central (DC), Arq. José Varandas dos Santos, em representação do Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da DC da Liga dos Combatentes. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Dr. Francisco Jesus, as Presidentes da Junta de Freguesia do Castelo, Dr.ª Maria Manuel Gomes e da Junta de Freguesia de Santiago, Dr.ª Laura Correia, a Adj ao Cmdt dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Primeiro-tenente Sónia Lage, Núcleos do Seixal na pessoa do Presidente e Porta-guião e Pinhal Novo na pessoa do seu presidente.
A Cerimónia teve o seguinte guião: 09h00 – hastear de bandeiras; 10h00 – celebração de eucaristia na Capela da Misericórdia em memória de todos os Combatentes, onde o reverendo Padre José enalteceu a dignificação dos Combatentes ao serviço da Pátria; 11h15 – concentração no Largo da Marinha; 11h30 – romagem ao Monumento aos Combatentes do Concelho de Sesimbra com deposição de coroa de flores, toques de Ordenança, seguido do Hino Nacional; 13h00 – almoço comemorativo num restaurante local.
Os convidados foram recebidos no Núcleo, e seguiu-se o protocolado. No restaurante procedeu-se à Ação Administrativa, onde tomou a palavra o Presidente da Direção do Núcleo de Sesimbra da Liga dos Combatentes, Sargento-chefe Domingos Macedo, seguido do Arq. José Varandas dos Santos, representante do Presidente da DC da Liga dos Combatentes, onde manifestou elogios e determinação. Terminou os discursos o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra com palavras de apreço e gratidão a todos os Combatentes e à Direção do Núcleo na continuação do esforço, persistência, resiliência e felicidades manifestadas ao longo deste tempo.
Foi agraciado com a medalha de Bons Serviços, grau Prata e Louvado pela Liga dos Combatentes o associado n.º 160860 – Artur Celestino Pereira Zegre. O associado n.º 033347 – António dos Santos Andrade, mais antigo associado do Núcleo com mais de cinquenta anos de associado recebeu a garrafa do Centenário da Liga dos Combatentes. Foram atribuídas lembranças aos convidados e aos associados. Este dia memorável terminou com o sócio António Andrade a partir o bolo de aniversário cantando-se o Hino da Liga dos Combatentes. Finalizou-se com os agradecimentos a todos os que se associaram às comemorações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui