Núcleo de Santarém – Palestra sobre o Movimento Nacional Feminino e as Madrinhas de Guerra

0
469
O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes promoveu em 21 de setembro de 2023, na sua Sede, uma Palestra aos seus sócios, amigos e convidados com o tema: “O Movimento Nacional Feminino e as Madrinhas de Guerra”.
O Presidente do Núcleo de Santarém, Sargento-Chefe de Cavalaria, Carlos Pombo, deu então início ao evento com as boas vindas aos presentes, apresentando de seguida o ilustre convidado palestrante. Após difundido estes dados preliminares, seguiu-se um pequeno apontamento musical, por parte da Professora de violino, Ana Patrícia Tomé, pertencente ao Conservatório de Música de Santarém.
No final dos brilhantes temas musicais apresentados, o ambiente tornou-se ainda mais agradável. Aproveitada esta envolvência e dinâmica musical, de imediato foi escutado o Hino da Liga dos Combatentes, cujos presentes se disponibilizaram para o cantar também, devidamente apoiados pela letra, previamente colada em cima de cada cadeira na sala destinada ao evento.
Terminada a audição deste Hino Institucional, deu-se início à Palestra propriamente dita, em que a Direção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes para a sua realização, convidou o exímio orador para conferir esta temática, Sargento-Chefe de Cavalaria, Jorge Artur São Pedro Sousa Gomes, Investigador e Conferencista em História Moderna e Contemporânea, sendo atualmente também Professor Universitário.
O nosso distinto palestrador conseguiu conduzir o tema riquíssimo em conteúdo histórico, devido à forma altamente entusiasta e motivante, não obstante, através o seu apanágio e conduta, promoveu um ambiente expectante à meia centena das pessoas que se encontravam presentes na sala.
Fizeram presença neste evento, dando por isso mais intensidade, realce e complementaridade à temática, bastantes militares, antigos militares combatentes que foram mobilizados no período conturbado para estas três frentes; Angola, Moçambique e Guiné, assim como também seus familiares. Destaca-se também a presença de outros convidados que se dignaram estar presentes nesta palestra, nomeadamente: Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, à semelhança do Presidente e Vice-Presidente do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes e ainda, o Vogal do Núcleo de Vila franca de Xira, em representação do respetivo Presidente da Direção.
No final da intervenção, o orador convidou a assistência, a colocarem algumas questões e também a partilharem alguns testemunhos contados na primeira pessoa das respetivas experiências de guerra relativas à temática, por forma a gerar-se uma pequena tertúlia de debate.
Tendo sido assim uma proveitosa e gratificante conferência sociocultural na Casa dos Combatentes em Santarém com o intuito de reflexão, conservação das memórias da nossa História em reconhecimento dos nossos Soldados ao serviço de Portugal.
Seguiu-se um pequeno beberete que serviu de pretexto para mais um momento de convívio entre todos os presentes, antecipado à inauguração no , da exposição relativa à Guerra do Ultramar, composta por Desenhos Humorísticos Militares. Mostra de desenhos originais a partir da doação realizada pelo autor e sócio da Liga dos Combatentes, Coronel de Cavalaria Luís Manuel Vicente da Silva, que nos dá a conhecer pormenores da vida dos Combatentes da Guerra do Ultramar (1961 – 1974). Exposição esta, que ficará patentes até ao final do corrente ano, com entrada livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui