No passado dia 14 de julho de 2019, cem anos volvidos sobre a Festa da Paz, a grande celebração do fim da Primeira Guerra Mundial, comemorou-se o Dia da Paz, no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre. O Núcleo de Portalegre da Liga de Combatentes esteve presente na cerimónia a convite da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre.
No longínquo dia 14 de julho de 1919, a data foi marcada com a plantação de uma oliveira, o símbolo da Paz, neste jardim da Avenida da Liberdade, quando a Bandeira Nacional do Regimento de Infantaria 22 desfilou em Paris. Este ato com profundo simbolismo e grande significado marcou a Festa da Paz. Foi também colocada uma lápide evocativa neste jardim, com os dizeres: 14-07-1919 “Salve Paz e Liberdade” 14-07-1920. Já neste mesmo dia em 2017, foi instalado um mural de homenagem ao centenário da 1.ª Guerra Mundial, da autoria da arquiteta Ana Cristina Sanches junto ao tronco da referida oliveira da Paz.
Depois da música do duo de guitarras da Escola de Artes do Norte Alentejano, a Historiadora Isilda Garraio brindou os presentes com uma intervenção acerca do enquadramento histórico e político de âmbito nacional e internacional e dos motivos que levaram à instituição da Festa da Paz por toda a Europa. No final, Teresa Mourato declamou o poema de Fernando Pessoa, o Menino de sua Mãe.
Pela Liga de Combatentes, Núcleo de Portalegre, falou o presidente António Janeiro, homenageando os militares portugueses do Regimento de Infantaria 22 e do Regimento de Artilharia de Montanha, do Corpo Expedicionário Português, muitos deles portalegrenses, que ao serviço de Portugal combateram nos diferentes Teatros de Operações na Europa e África, contribuindo com o seu heroísmo, esforço e espírito de sacrifício para a conquista da Paz. Para encerrar a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide de Aguiar Marques Teixeira, sublinhou a importância da Paz em todos os sectores da sociedade e recordou os soldados portalegrenses mortos em combate pela pátria, a liberdade e a Paz. No final, com a colaboração do Clube Columbófilo Asas de Portalegre, num gesto simbólico, soltou-se uma pomba branca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui