Núcleo de Portalegre – Exposição «Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023»

0
468
O Núcleo de Portalegre da Liga dos Combatentes teve a honra de ter sido o coanfitrião da Exposição «Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023», juntamente com a Câmara Municipal de Portalegre, que esteve patente no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre – CAEP, no período de 17 de julho a 28 de julho de 2023.
Após ter sido contatada pela Direção Central da Liga dos Combatentes, a Direção do Núcleo de Portalegre não quis desmerecer esta oportunidade e, prontamente, encetou todos os esforços junto do Município de Portalegre para a cedência de um local condigno para sediar a exposição, o que viria a acontecer.
Assim, a 17 de julho, procedeu-se à abertura da Exposição ao público, com a honrosa presença da Vereadora da Cultura e Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dr.ª Laura Galão, do Vereador Marco Cardoso, do Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre, Coronel Carlos Belchior, do Comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, Tenente-coronel António Gomes, dos membros da Direção do Núcleo, Órgãos da Comunicação Social Regional e duas dezenas de sócios que se dignaram estar presentes neste ato simbólico.
Após umas breves palavras de boas-vindas dirigidas aos convidados pelo Presidente do Núcleo, a Professora e Escritora Deolinda Milhano explicou os fundamentos da exposição, dando realce à contribuição da então Agência de Portalegre, uma das Agremiações Fundadoras da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, na assistência prestada às viúvas, órfãos, filhos de e Combatentes, nomeadamente a criação de escolas primárias, cantinas e a alfabetização de adultos na década de 30 do Séc. XX.
Em cerca de duas semanas, a exposição foi visitada por dezenas de associados, que nos fizeram chegar o seu manifesto de agrado e, em virtude de estar no átrio de um espaço aberto ao público, terá sido vista, “involuntariamente”, por inúmeros utentes deste CAEP.
De referir que a Exposição obteve uma ampla aceitação pelos habitantes de Portalegre, não sendo alheio a isso a abrangente divulgação efetuada pelos órgãos de comunicação social locais, como a Rádio Portalegre, o semanário Alto Alentejo e ainda a divulgação nas redes sociais e site da Liga dos Combatentes.
Foi com um sentimento agridoce que, no dia 31 de julho, assistimos à desmontagem desta excelente exposição do Centenário da Liga dos Combatentes, “a qual deve ser apreciada com detalhe, pela notável informação que transporta” (jornal Alto Alentejo, edição de 26 de julho), por todos os cidadãos, sócios e não sócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui