O Núcleo de Penafiel realizou no dia 19 de maio de 2026, a tradicional Romagem ao Monumento aos mortos da Guerra Peninsular, prestando homenagem aos penafidelenses que se notabilizaram durante as invasões francesas. A Romagem contou com a presença da Direção do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, com Guião e Porta-guião, o vereador da Câmara Municipal de Penafiel, Henrique Martins, o Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Carlos Leão Barbosa e alguns Sócios do Núcleo.
Na passagem do 17.º aniversário da inauguração da escultura, erigida na altura das comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, o Núcleo de Penafiel assinala a efeméride com uma romagem e a deposição de uma coroa de flores no Monumento, à justiça feita a todos que participaram para a expulsão das tropas francesas. Uns morreram no momento dos embates, outros pereceram mais tarde, honra e glória foi prestada neste devoto ato, que carregado de simbolismo, demonstra que o Núcleo de Penafiel seguindo os desígnios da Liga dos Combatentes, nunca esquecerá os seus heróis.