Núcleo de Penafiel – Exposição “Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023”, no Museu Municipal

0
440
No âmbito das Comemorações do Centenário do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes foi inaugurada no passado dia 16 de fevereiro de 2024, a Exposição “Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023”, no Museu Municipal de Penafiel.
A exposição «Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023» consiste numa mostra histórica dos 100 anos de atividade da maior e mais duradoura instituição defensora da causa e dos direitos dos Homens e Mulheres Combatentes de Portugal.
Estiveram presentes, em representação da Câmara Municipal de Penafiel, o Dr. Rodrigo Lopes, a Diretora do Museu Municipal de Penafiel, Dr.ª Maria José Santos, a direção do Núcleo de Penafiel, sócios do Núcleo, bem como distintas personalidades do concelho e público em geral. O Dr. Rodrigo Lopes usou da palavra enaltecendo a iniciativa do Núcleo e a sempre disponibilidade da Câmara Municipal de Penafiel no apoio e participação às atividades desenvolvidas por estes mesmos. A Dr.ª Maria José Santos, Diretora do Museu Municipal de Penafiel, falou da importância destes eventos culturais e disponibilidade do Museu da cidade no seu apoio.
O presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, SMor António Araújo, agradeceu o apoio das entidades locais que prontamente aceitaram e galvanizaram a realização desta Exposição. Agradeceu também à Direção Central da Liga dos Combatentes pela disponibilização da Exposição e por todo o apoio prestado, bem como a todos os presentes, frisando que todas estas iniciativas só se materializam porque existe sempre uma disponibilidade, quer das entidades locais quer da comunidade do concelho.
De seguida, foi feita uma breve introdução do tema da Exposição e de como esta está organizada, pelo SMor Paulo Silva, elemento da direção do Núcleo de Penafiel e, antes de se iniciar a visita, os convidados foram brindados com um momento musical, patrocinado pelo Conservatório de Música de Paredes, com a atuação de dois dos seus alunos, Miguel Silva, que interpretou uma peça ao violino e Pedro Ferreira, que interpretou uma outra peça à guitarra.
A visita iniciou-se levando os convidados a seguir o percurso da instituição e dos Combatentes ao longo de 4 períodos históricos: Nascimento (1923-1934), Condicionamento (1934-1974), Adaptação (1974-2003) e Renovação (desde 2003).
No fim da exposição ofereceu-se um Porto de Honra, onde mais uma vez e bem alto se deu o grito da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui