O passeio anual do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, insere-se no conjunto de atividades de natureza recreativa e cultural programadas para o ano em curso e tem por objetivo promover o convívio, as relações interpessoais e de amizade entre os seus associados e respetivas famílias.
Este ano, o passeio à cidade de Setúbal, incluíu no seu roteiro turístico uma visita ao Santuário de Cristo Rei, monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, localizado na freguesia do Pragal, em Almada, cuja construção foi inspirada na estátua do Cristo Redentor, existente no Rio de Janeiro, no Brasil, durante uma visita àquela cidade, em 1934, do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.
Porque juntos fazemos a diferença e porque é da nossa tradição e da nossa cultura que passeio que se preze deve incluir um almoço convívio, este decorreu numa esplanada à beira-mar, no Restaurante Bombordo, em Setúbal, onde os nossos associados tiveram a oportunidade para degustar o famoso choco frito, prato tradicional da gastronomia setúbalense.
Após o almoço, houve a oportunidade de visitar a Fortaleza de São Filipe, mandada construir por Filipe I, no século XVI, com o objetivo de proteger a cidade dos ataques de pirataria norte africana, francesa e holandesa. Esta imponente estrutura militar de natureza defensiva, debruça-se sobre a cidade de Setúbal e o Rio Sado, com uma vista magnífica sobre a península de Troia e a serra da Arrábida. No interior da Fortaleza, a visita foi guiada pela Doutora Marília que nos acompanhou e efetuou o enquadramento histórico das relíquias deste ímpar monumento nacional.
Depois da visita, o autocarro cedido pela Câmara Municipal de Peniche que efetuou o transporte dos nossos Combatentes, conduzido pelo Senhor Samuel, regressou à cidade de Peniche, em ambiente de festa e de boa disposição.
Esta ambiência traduziu a importância e o valor desta tipologia de atividade, capaz de satisfazer as necessidades de natureza social e cultural do ser humano. Constata-se que viajar amplia o conhecimento, renova as energias e dá um outro sentido aos nossos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui