Núcleo de Oliveira do Bairro – 18.º aniversário

0
435
O Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes (LC) comemorou no dia 28 de outubro o seu 18.º Aniversário. A vontade de erguer um memorial aos Combatentes de Avelãs de Cima, concebida pelos sócios, Paulo Silva, Antero Pereira e António Duarte, contribuiu de forma eficiente para descentralizar as comemorações, partilhando-as com a comissão Pró Monumento, Junta de Freguesia de Avelãs e o Município de Anadia.
As cerimónias iniciaram-se pelas 10h30, com a concentração das Entidades Militares, Civis e amigos na Casa da Côdea, que devido às condições meteorológicas, acolheu com dignidade todos quantos nos quiseram honrar com a sua presença.
O Presidente da LC, TGen Joaquim Chito Rodrigues, foi recebido pelos Presidentes da Câmara Municipal (CM) de Anadia, de Oliveira do Bairro, Presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Comissão Pró Monumento e pelo Presidente do Núcleo de Oliveira do Bairro da LC. Os Presidentes dos Núcleos da LC de Aveiro, Cantanhede, Espinho, Oliveira de Azeméis e Porto (representação), estiveram presentes fazendo-se acompanhar pelos respetivos Guiões. A guarda de honra à Entidade que presidiu às cerimónias foi constituída por uma significativa representação do corpo de Bombeiros de Anadia e dos Escuteiros de Avelãs. As cerimónias começaram com o descerramento de uma lápide evocativa no cemitério da Freguesia, e continuaram com o descerramento da placa de Inauguração do Memorial aos Combatentes de Avelãs de Cima.
O Presidente da Junta de Freguesia de Avelãs, Eng.º José Manuel Carvalho usou da palavra, e o Padre Vítor Espadilha procedeu à bênção do Memorial. Na escultura erguida junto ao Cemitério, ficou perpetuado o nome do 1.º Cabo Armando Martins Simões Melo (falecido em 1971 na Guiné) e do Furriel Miliciano Vítor Manuel de Jesus Rodrigues Félix (falecido em 1973 em Angola).
Foram depostas flores pelos presentes, durante a qual o grupo Coral da Paróquia, interpretou “Cremos em Vós ó Deus” de Lowell Mason. O Núcleo de Oliveira do Bairro depôs uma coroa de Flores, seguido pela deposição da coroa do Presidente da LC, que se fez acompanhar pela Presidente da CM de Anadia, e pelo Presidente da CM de Oliveira do Bairro, em homenagem aos Combatentes que deram a vida pela Pátria.
Seguiram-se as cerimónias de Homenagem aos Mortos, onde participou o Ensemble de Metais do Núcleo, executando os toques de Sentido, Silêncio, Homenagem aos Mortos, Libera-me do Requem de Fauré e Alvorada.
Foram condecorados com a Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, Paulo Ferreira, Antero Pereira, António Oliveira, António Duarte, Fernando Paixão, António Basílio, Fernando Simões, Carlos Alegre e José Dias. O Presidente da LC louvou a Delegada Social do Núcleo, Renata Miranda, que recebeu também o Diploma do Curso de Delegados Sociais da LC, e Luís Marques Ferreira, Vogal da Direção do Núcleo.
Foram distinguidos com o Testemunho de Apreço dos 25 e 50 anos os Sócios, Benjamim Pires, José Alberto Silva, Acácio Oliveira, Cesário Maia, António Sol e António de Jesus Duarte, por ao longo da sua vida associativa contribuírem de forma ininterrupta com as suas obrigações sociais. Não faltou a entrega às Entidades de uma lembrança para registo da efeméride.
Usaram da palavra o Presidente do Núcleo, o Representante da Comissão Pró Monumento, o Presidente da CM de Oliveira do Bairro, o Presidente da LC e a Presidente da CM de Anadia.
As cerimónias protocolares foram encerradas ao som do Hino da Freguesia de Avelãs de Cima, seguido do Hino da Liga dos Combatentes, ambos interpretados pelo Grupo Musical Incantus, obtendo dos presentes os mais respeitosos elogios. O almoço convívio decorreu num restaurante local, onde não faltou o tradicional leitão à bairrada, espumante e o Bolo de Aniversário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui