Núcleo de Mirandela – 13.º aniversário da Reativação do Núcleo

0
329
Comemorou-se no passado dia 24 de setembro de 2023, na cidade de Mirandela, o 13.º aniversário da reativação do Núcleo de Mirandela da Liga dos Combatentes.
Presidiu às comemorações, o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, sendo de realçar a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Presidente da Junta de Freguesia de Mirandela, Comandante da Esquadra Polícia de Segurança Pública de Mirandela, e os Presidentes dos Núcleos de Chaves, Macedo Cavaleiros e Miranda do Douro.
As comemorações iniciaram-se com uma cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, a qual teve início com as alocuções, do Presidente do Núcleo de Mirandela, Tenente-Coronel Sá Pereira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Professor Orlando Pires e do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues.
Seguiu-se a imposição de condecorações (medalha comemorativa de Campanhas) aos sócios combatentes: Manuel Teixeira – Angola (1965-67); Herculano Trigo – Angola (1971-73); José Correia – Guiné (1973-74); Ermesendo Fernandes – Guiné (1964-66) José Cristóvão – Guiné (1969-70). Este foi um momento particularmente sentido por todos os presentes, pois foi o colocar ao peito de Combatentes as medalhas que lhes pertenciam por direito próprio e já deveriam ter sido entregues há mais de quarenta anos. Foi ainda entregue o Diploma de Compromisso de Honra “dos Avós aos Netos”, à sócia extraordinária Isabela Rodrigues.
Seguiu-se a Cerimónia de Homenagem aos Militares Mortos em Defesa da Pátria, tendo sido deposta, por um Combatente na Guerra do Ultramar, uma coroa de flores em homenagem aos “filhos da terra” que tombaram ao serviço da Pátria. Para finalizar a cerimónia foi entoado o hino da Liga de Combatentes.
Seguiu-se missa no Santuário de Nossa Senhora da Amparo, após o que se realizou um almoço convívio. A comparência dos sócios e famílias foi uma clara demonstração que os valores da Liga dos Combatentes estão bem vivos no seio dos transmontanos e que a Liga dos Combatentes é uma instituição com passado, com presente e com futuro.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui