Decorreu em 6 de maio de 2026, na sede do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (LC), a visita pastoral do Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Joaquim Dionísio, recebido pelo Presidente e pelo Tesoureiro do Núcleo.
O Presidente do Núcleo apresentou o historial da LC e do Núcleo, referindo os assuntos relacionados com a sua organização, a missão da instituição, os seus objetivos e principalmente as suas atividades no âmbito do patriotismo, da solidariedade social e do apoio mútuo aos mais carenciados, tanto a nível nacional como a nível do concelho. O Bispo mostrou-se extremamente interessado no que ouviu tendo colocado variadas questões.
A troca de ideias revelou-se extremamente agradável e profícua, permitindo um diálogo aberto e franco sobre temas de relevância para a comunidade e para o apoio aos Antigos Combatentes. O Bispo foi recebido com grande apreço, constituindo a sua presença um momento de partilha, reflexão e incentivo ao contínuo fortalecimento dos laços entre a Igreja e a LC. Antes de terminar a visita, o Presidente entregou ao Bispo uma publicação sobre a LC e sobre o Núcleo e, antes de se ausentar, D. Joaquim Dionísio assinou o Livro de Honra do Núcleo.