Núcleo de Matosinhos – Passeio cultural ao Algarve

0
169

O Núcleo de Matosinhos realizou um passeio turístico ao Algarve, de 15 a 19 de outubro, com um grupo de 55 Sócios, familiares e amigos, de acordo com o plano de atividades para o corrente ano.
A concentração dos participantes deste passeio teve lugar em frente ao Regimento de Transmissões, onde se iniciou a viagem com destino a Évora para a primeira paragem e visita cultural ao Templo Romano de Évora, à Sé catedral e à Praça do Giraldo. O almoço deste primeiro dia decorreu na Messe Militar de Évora, onde o Núcleo foi recebido pelo gerente da Messe, Major Branco, que explicou a história e as obras de reabilitação a que foi sujeita a igreja local. No fim do almoço, o Presidente do Núcleo, em nome de todos os presentes, agradeceu ao Major Branco e aos seus colaboradores a forma amável e hospitaleira como todos foram tratados, oferecendo-lhe a Medalha do Núcleo como prova de reconhecimento. A viagem prosseguiu em direção a Lagos para jantar na Messe militar local.
O dia 16 de outubro foi um dia livre para visita à cidade de Lagos, de acordo com o programa previamente estabelecido. Visitaram-se os principais pontos de interesse de acordo com as sugestões do roteiro, elaborado pelo Vogal do Núcleo, Sargento-mor José Gomes.
No dia seguinte, o grupo visitou Tavira e alguns dos seus pontos de interesse turístico, nomeadamente a Igreja da Misericórdia, onde se iniciou uma tarde de fados muito apreciada por todos, devido à grande qualidade profissional demonstrada na interpretação dos fados cantados e na excelente qualidade dos músicos, assim como a forma como interagiram com o público assistente.
No dia 18 de outubro, na parte de manhã, visitou-se o Jardim Zoológico de Lagos, um espaço bem organizado e com grande diversidade de animais (aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios). Da parte da tarde, o grupo visitou a Fortaleza de Sagres, o Centro Expositivo da Fortaleza (inaugurado em 2023) e o Cabo de S. Vicente. Na viagem de regresso de Sagres a Lagos, houve ainda tempo para uma breve paragem na Ponta da Piedade, local em que foram apreciadas as suas grutas.
O último dia da viagem ficou reservado para o regresso ao Porto. Esta atividade, com um balanço extremamente positivo, caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa disposição e de convívio, contou com a inscrição de cinco novos Sócios. O feedback dos participantes foi no sentido do Núcleo de Matosinhos repetir numa próxima oportunidade, este tipo de atividades promotoras da cultura nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui