Núcleo de Marco de Canaveses – Homenagem aos Combatentes da guerra do Ultramar

0
658
O Núcleo de Marco de Canaveses da Liga dos Combatentes realizou no passado dia 22 de julho, a cerimónia anual de homenagem aos 48 Combatentes Marcoenses Mortos na Guerra do Ultramar (1961-1975). Como sempre, a referida cerimónia decorreu junto ao Monumento em memória daqueles antigos militares, que se encontra situado na Praça dos Combatentes do Ultramar, daquela cidade.
O ato, de grande significado para todos os marcoenses antigos combatentes, contou com a presença de diversas individualidades, civis e militares e, pela primeira vez, sem a presença e participação de uma força militar, como habitualmente desde a primeira realização desta homenagem.
Presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Nuno Pinto, teve a participação do Capitão-de-mar-e-guerra, Luís Filipe do Amaral Arsénio, em representação do Almirante Chefe de Estado-Maior da Armada, do Major Arnaldo Nuno Matos Fonseca, em representação do General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Contou igualmente com a presença do Major-general, Fernando Pereira dos Santos Aguda, Vice-Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, do Major-general Manuel Diamantino Pinheiro Correia, do Brigadeiro General Francisco Bento Soares, do Coronel António Teixeira Gomes, do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Jorge Vieira, do Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Marco de Canaveses, Sargento-ajudante Rui Pinto, do Dr. Manuel Maria Moreira, antigo Presidente da Câmara Municipal e Sócio Honorário da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses, do Vereador Municipal, Eng.º Mário Bruno e como é obvio, do Presidente da Direção do Núcleo de Marco de Canaveses da Liga dos Combatentes, Dr. António Moreira Ferreira.
Participaram igualmente na cerimónia representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes do Lixa, Maia, Matosinhos, Porto, Ribeirão, Penafiel e Vila Meã, ACUP- Associação dos Combatentes do Ultramar Português.
A cerimónia teve início com o hastear da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional. Seguiram-se as intervenções do Presidente da Direção do Núcleo anfitrião, Dr. António Ferreira, do Vice-Presidente da Direção Central, Major-general Fernando Aguda e por último do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Dr. Nuno Pinto.
Procedeu-se depois à deposição de Coroas de Flores no Monumento, pelos Presidentes da Junta de Freguesia do Marco, Junta de Freguesia de Penhalonga e Paços de Gaiolo, Junta de Freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro, Junta de Freguesia de Constance e Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Câmara Municipal de Marco de Canaveses e Liga dos Combatentes.
Era chegada a altura da cerimónia militar de homenagem aos marcoenses mortos na guerra do ultramar. Toque de Silêncio, Toque de Homenagem aos Mortos em Combate e depois do minuto de silêncio, Toque de Alvorada. Procedeu-se, como habitualmente, à entrega de Medalhas das Campanhas das Forças Armadas a 12 antigos combatentes. A cerimónia foi encerrada com o toque do Hino da Liga dos Combatentes.
Para culminar o programa, foi servido o almoço no Restaurante Plátano, sito no centro da cidade a 151 participantes na cerimónia: convidados, combatentes e familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui