Núcleo de Loures – Dia das Operações de Paz e Humanitárias 2026

0
132
No passado dia 29 de maio de 2026, realizou-se, no Forte do Bom Sucesso, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa, a Cerimónia Evocativa do Dia das Operações de Paz e Humanitárias, promovida pela Liga dos Combatentes, numa significativa homenagem a todos quantos serviram Portugal em missões internacionais de apoio à paz.
O Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes marcou presença através do seu Presidente, Coronel António Jarmela, acompanhado pelo Sócio Vítor Santos, na qualidade de Porta-Guião.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e integrou celebração eucarística, alocuções institucionais, imposição de condecorações, desfile das forças em parada dos três ramos das Forças Armadas, da GNR e da PSP, e uma sentida homenagem aos falecidos em missões internacionais de paz, através da deposição de coroas de flores.
A escolha do dia 29 de maio coincide com o Dia Internacional dos Capacetes Azuis das Nações Unidas, criado para assinalar a primeira missão de manutenção da paz da ONU, em 1948.
Em Portugal, por iniciativa da Liga dos Combatentes, esta evocação presta homenagem a todos os que participaram em Missões Humanitárias e de Apoio à Paz, no âmbito da ONU, NATO, União Europeia, OSCE e outras missões internacionais.
Desde 1948, perderam a vida 4.502 militares e agentes de paz de 134 nações ao serviço destas missões. Portugal iniciou a sua participação em operações de paz em 1958, no Líbano, integrando a missão UNOGIL.
O Núcleo de Loures orgulha-se de participar e apoiar as iniciativas promovidas pela Liga dos Combatentes, reafirmando o seu compromisso de preservar a memória, honrar o serviço dos combatentes e recordar aqueles que deram a vida ao serviço da Paz.
A Paz constrói-se com dedicação, coragem e sacrifício. Honremos todos aqueles que a serviram e continuam a servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui