Núcleo de Leiria – Exposição “Sousa Lopes, o pintor das trincheiras”

0
407
No dia 23 de setembro, o Núcleo de Leiria da Liga Combatentes, realizou num espaço nobre da cidade, e no âmbito das comemorações do seu centenário, mais um evento recheado de significado. O início da sessão teve lugar com umas palavras de acolhimento, por parte da responsável do Banco das Artes Galeria, Dr.ª Maria Magalhães. Seguiu-se, a apresentação do livro “Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes: Evocação do seu Centenário”, da autoria do Dr. Acácio Sousa e Tenente-coronel Ley Garcia, com coordenação da edição do Dr. Adélio Amaro.
A sessão continuou, com a brilhante apresentação do Dr. Carlos Silveira (orador convidado), sobre a obra do pintor Sousa Lopes, natural do Vidigal (Pouso, Leiria), que em 1917, integrou o Corpo Expedicionário, para o teatro da Primeira Guerra Mundial, como oficial-retratista.
De seguida, procedeu-se a assinatura do protocolo, entre o Exército, Câmara Municipal de Leiria e Núcleo de Leiria, que oficializou a cedência das obras do Museu Militar, que ficarão expostas no Banco das Artes Galeria (antigo edifício do banco de Portugal) até dia 15 de outubro de 2023. A finalizar o evento, houve tempo para uma visita guiada à referida exposição “SOUSA LOPES” , o pintor das trincheiras, e um porto de honra, oferecido pelo município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui