No âmbito de uma iniciativa dinamizada pela Junta da União de Freguesias, de Anreade e S. Romão de Aregos, decorreu no dia 13 de abril de 2024, uma cerimónia em memória dos combatentes da Guerra do Ultramar.
A Cerimónia iniciou-se pelas 15h00, com a celebração de uma missa na IGREJA Matriz de S. Miguel de Anreade, em que se homenageou o Combatente morto em combate, e todos os restantes que ainda se encontram vivos e os que já partiram para a eternidade.
Terminada a cerimónia na igreja, procedeu-se à inauguração de um Monumento aos Combatentes do Ultramar junto ao cemitério da Freguesia, seguido de um lanche e convívio entre os presentes.
Esta cerimónia surge na continuidade do trabalho de levantamento e registo de testemunhos reais de combatentes, levado a cabo pelas professoras, Dr.ª Fátima Soledade e Dr.ª Fátima Silva, ambas associadas do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes e naturais do concelho de Resende.
Estiveram representadas várias instituições civis e militares, a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, assim como diversas entidades autárquicas locais. Salienta-se a presença dos representantes do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), Major Gonçalo Pereira, e ainda um dos assessores do Presidente da República, Tenente-coronel Anselmo Dias.
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, esteve representado por elementos dos seus órgãos sociais, associados e respectivo Estandarte Heráldico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui