Decorreu no passado dia 6 de abril, em Lamego, junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, a Cerimónia do Dia Nacional do Combatente e do 105.º Aniversário da Batalha La Lys.
Esta singela, mas muito significava evocação, teve a seguinte sequência:
11H20 – Concentração junto ao Monumento do Soldado Desconhecido;
11h30 – Início da Cerimónia;
   – Colocação da Coroa de Flores;
   – Toque de silêncio em homenagem as todos os Combatentes Mortos pela Pátria;
   – Imposição de condecorações;
   – Entrega de Diplomas de Compromisso de Honra Dos Avós aos Netos” e respetivo cartão de associado;
   – Alocução relativa ao ato pelo Presidente do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC);
   – Uso da palavra pelo Presidente da Camara Municipal de Lamego.
Presidiu ao ato, o Coronel de Inf.ª/Res, Valdemar Lima, Presidente da Direção do Núcleo de Lamego da LC, estando presentes diversas entidades e instituições da cidade de Lamego das quais se destacam; o Presidente da Autarquia, Eng.º Francisco Lopes, Vice-presidente Dra. Catarina Gonçalves Ribeiro e respetiva vereação, o Presidente da Junta de Lamego, Dr. Nuno Lázaro, o Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) Coronel de Inf.ª Jorge Rodrigues, o representante do Comandante de Destacamento da GNR de Lamego, o representante do Comandante da PSP de Lamego e diversas Instituições e Associações da Cidade de Lamego.
Cerimónia simples, mas com significado profundo, contou com a presença dos elementos que constituem os Órgãos Sociais do Núcleo de Lamego, antigos Combatentes e familiares, consistiu na deposição de uma coroa de flores no Monumento do Soldado Desconhecido, seguida do Toque de Silêncio, em homenagem a todos os Combatentes que deram a vida pela Pátria.
Foram condecorados com a medalha comemorativa das campanhas:
Angola 
   – 1961-1964, 1Cabo, José de Bastos;
   – 1964-1966, 1Cabo, Fernando Rosa Santos;
   – 1968-1970, 1Cabo, Lino Ribeiro da Costa.
Guiné 1963-67 e Moçambique 1974-1975: 1.º Subchefe da PSP, Prof. Manuel Fernandes Ribeiro;
Salienta-se o momento de entrega aos jovens netos dos Combatentes dos diplomas de “Compromisso de Honra” e cartões de associados, momento enquadrado num dos Programas Estruturantes da LC, que se designa de “Passagem de Testemunho” dos Avós aos Netos, ao tornarem-se membros extraordinários desta Instituição assumindo procurar continuar, no futuro, a prosseguir os Valores Superiores do País e a prática da Solidariedade, que o seu Avô sempre defendeu, como português e como membro da Liga.
Foram ainda entregues dois Diplomas de Apreço a dois Combatentes – António Carlos Duarte Silva, sócio nº 52.250; e Elísio Augusto Guedes Osório, sócio nº 88.776, como homenagem por terem completado 50 anos de inscrição como sócios da LC, dando assim o seu valioso contributo para os fins patrióticos e humanitários desta instituição.
O Presidente da Direção, Coronel de Inf.ª/Res Valdemar Lima, a todos agradeceu a presença, destacando e dando especial relevo nas palavras que proferiu, ao acontecimento mais marcante da nossa participação na Grande Guerra. 
Aos Combatentes associados, deixou uma mensagem de profundo regozijo e reconhecimento por fazermos parte daqueles que ajudaram a Liga dos Combatentes a ser o que é hoje, uma centenária Instituição, Patriótica e Humanitária, de grande prestígio nacional e internacional, ao serviço do país e dos seus associados.
Ao usar da palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, sublinhou que a participação portuguesa na I Grande Guerra teve uma ampla repercussão, em termos militares e sociais, constituindo um contributo na luta pelos direitos humanos, pela democracia e pela cidadania.
Evidenciou também que o município estará sempre disponível para apoiar a instituição, dotando-a, em breve, com novas instalações onde irá ficar instalada a sua sede, não esquecendo o contributo dos militares portugueses, nomeadamente os militares de Operações Especiais que prestam serviço no Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) em Lamego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui