Dia do Armistício 2023 – Lamego

0
378
A convite da Direção Central da Liga dos Combatentes (LC), o Núcleo de Lamego da LC, participou na Cerimónia comemorativa do encerramento da evocação do Centenário da LC, do 105.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 49.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que decorreu no dia 11 de novembro, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa.
Do programa constou:
Cerimónia militar presidida pela ministra da Defesa Nacional, Dr.ª Helena Carreiras, tendo tomado da palavra, o Tenente-general Chito Rodrigues, presidente da LC, como convidado, o Coronel Comando Américo Henrique, e por fim a Ministra da Defesa.
Procedeu-se à condecoração de Antigos Combatentes e à entrega do prémio literário “Antigos Combatentes” – Memórias Militares, tendo a Cerimónia terminado com o desfile das forças em parada. Seguidamente, no Museu do Combatente, decorreu a inauguração da Exposição “100 Olhares” – Visão fotográfica de Moçambique, de Luís Cangueiro.
À tarde, pelas 15h00, sob a coordenação do Dr. António Correia, diretor do Centro de Estudos de Apoio Médico , Psicológico e Social da LC, teve início o Workshop subordinado ao tema “O Reconhecimento dos Antigos Combatentes”, tendo como moderadora a Dr.ª Ana Melo, do Centro de Apoio Médico e Psicológico de Coimbra da LC, e oradoras convidadas, as professoras Fátima Silva e Fátima Soledade, ambas sócios do Núcleo de Lamego, que apresentaram o trabalho, no âmbito do seu projeto de “Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Resende.
Este workshop, esteve inserido no Congresso Internacional da LC “Promoção da História e do Apoio Social e à Saúde aos Combatentes e suas Famílias”, que decorreu entre os dias 10 e 16 de novembro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui