Núcleo de Évora – Inauguração da ampliação das instalações

0
384
Decorreu no passado dia 20 de junho, a cerimónia de inauguração da ampliação das instalações do Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
A cerimónia contou ainda com a presença do Vice-presidente da Liga dos Combatentes, Major-general Fernando Aguda e dos membros da Direção Central, Coronel Paulo Belchior, Capitão-de-mar-e-guerra Filipe Macedo e Arquiteto Varandas dos Santos.
O Exército esteve representado pelo Subdiretor da Direção de Formação, Coronel Vasco António e pelo Sargento-chefe Carlos Mira. Em representação da União das Freguesias de Évora, esteve a Dr.ª Raquel Maudslay.
Para além destes ilustres convidados, destaque-se ainda a presença do antigo Subdiretor da Direção de Formação, Coronel Hélder Perdigão, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Winnipeg, Canadá, Pedro Correia, o Engenheiro José Berjano, membros da Direção do Núcleo de Évora, Delegados de Alcáçovas e Viana do Alentejo, técnicos que prestam serviço no Centro de Apoio Médico e Psicológico de Évora (CAMPS 6) e todos os colaboradores deste Núcleo.
A cerimónia iniciou-se com a bênção das novas instalações, pelo Coronel do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, Capelão Jorge Matos.
Pelo presidente do Núcleo de Évora, Sargento-chefe Joaquim Santos, foi feita uma alocução alusiva ao evento, tendo este, destacado que as instalações, para além de outras, têm duas prioridades, por um lado, a de apetrechar o Núcleo com mais 2 salas que sirvam em simultâneo  os vários técnicos que trabalham no CAMPS, e por outro, proporcionar aos sócios, um local digno, confortável e com várias valências, onde possam conviver e desenvolver as suas atividades de cariz social, cultural e recreativo.
Após esta alocução, foi visualizado um pequeno filme respeitante à evolução das obras. Seguiu-se a intervenção do Presidente da Liga dos Combatentes, parabenizou o Núcleo pela excelência das instalações, destacando ainda, a utilidade e as condições que irão proporcionar aos sócios do Núcleo.
De seguida, foi descerrada a placa de inauguração, que ostenta o nome do antigo colaborador do Núcleo, Francisco José Berjano, pretendendo-se assim, homenagear e imortalizar naquele espaço físico, o seu legado e honrar a sua memória.
Após este ato solene, foi o referido colaborador condecorado a título póstumo pelo Presidente da Liga dos Combatentes, com a Medalha de Honra ao Mérito – Grau Prata. Recebeu a condecoração, o seu filho, Engenheiro José Berjano.
Destaca-se o facto de Francisco Berjano ter colaborado com o Núcleo de Évora durante mais de 46 anos de forma ininterrupta (1973 a 2019), só cessando, infelizmente, por ter ocorrido o seu óbito.
No decurso desta cerimónia, foram ainda entregues algumas lembranças, ao Presidente do Núcleo de Winnipeg, e ainda, como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido na referida obra, ao arquiteto Eduardo Varandas que elaborou o projeto e a Sérgio Ciobanu, o responsável pela construção da referida ampliação.
O evento terminou com o já habitual e tradicional almoço-convívio, que decorreu no restaurante do Núcleo. Agradece-se a todos os que estiveram presentes na cerimónia, em particular aos diretamente envolvidos no projeto e convidam-se os sócios a visitarem e frequentarem as novas instalações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui