Com a colaboração e apoio do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes e integrado nas Comemorações do 640.º Aniversário da Batalha dos Atoleiros, foi inaugurado no passado dia 6 de abril, na vila de Fronteira, um monumento de homenagem aos Antigos Combatentes locais. Além do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, do Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Dr. Rogério Sadio da Silva e do Presidente da Liga dos Combatentes Tenente-general Chito Rodrigues, marcaram presença no evento, o Diretor de História e Cultura Militar do Exército, Major-general  Ramalhôa Cavaleiro, entre outras entidades civis e militares.
As comemorações incluíram uma Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Campanha, junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros ocorrida a 6 de abril de 1384, onde as Forças castelhanas foram derrotadas pelo Exército Português, comandado por D. Nuno Álvares Pereira, num dos episódios decisivos para a manutenção da independência portuguesa, durante a chamada crise de 1383-1385.
Seguiu-se a Cerimónia Militar, durante a qual o Exército Português foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal tendo ainda sido feita uma evocação histórica da Batalha, proferida pelo Coronel Américo Henriques. Durante a Cerimónia, usaram da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes, o Presidente da Câmara Municipal de Fronteira e o Chefe do Estado-Maior do Exército.
Seguiu-se a inauguração do Monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes Fronteirenses, no Ultramar. O monumento agora inaugurado apresenta os nomes dos antigos combatentes daquela vila alentejana, ficando a constituir um símbolo da dedicação à nação, perpetuando uma justa homenagem à memória de todos quantos combateram e pagaram com a vida a defesa da sua pátria e dos nossos valores civilizacionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui