No dia 9 de abril de 2024, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes celebrou o centenário da Primeira Assembleia-geral, com uma cerimónia solene na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco. A cerimónia contou com a presença de antigos combatentes, associados, familiares, amigos e diversas entidades oficiais.
O evento evocou a história do Núcleo de Coimbra, uma das primeiras agências da Liga dos Combatentes a ser fundada em Portugal, e a sua notável atividade ao longo dos anos. A Primeira Assembleia-geral do Núcleo realizou-se a 9 de abril de 1924, no antigo Teatro Avenida, data que agora se comemora como um marco histórico para a instituição.
O Tenente-coronel João Paulo Silvestre Paulino, Presidente do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, proferiu uma alocução de saudação e agradecimento a todos os presentes, destacando o papel fundamental dos combatentes na defesa da pátria e na construção de um Portugal livre e democrático. O Vereador Carlos Miguel Mantas Matias Lopes felicitou o Núcleo pelo seu centenário e sublinhou o importante contributo da Liga dos Combatentes para a história e identidade de Coimbra. O Coronel Faustino Lucas Hilário, Secretário-geral da Liga dos Combatentes, salientou a necessidade de um maior apoio por parte do poder político aos combatentes, reconhecendo o seu sacrifício e dedicação ao país.
O centenário do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes constitui um momento de reflexão e reconhecimento do valor inestimável dos combatentes na defesa da liberdade e da democracia. A sua história e legado continuarão a inspirar as futuras gerações. No decurso da cerimónia comemorativa, foram outorgadas diversas condecorações. A Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, destinada a premiar serviços distintos e de elevado mérito prestados à instituição e à sociedade portuguesa, foi atribuída aos seguintes membros:
Grau Ouro: Major Jorge Costa Carvalho, Vice-presidente do Núcleo de Coimbra;
Grau Prata: Sargento-ajudante Paulo Nereu Monteiro, 2.º Vogal/1.º Suplente do Núcleo de Coimbra;
Grau Prata: Sargento-mor Rui Duarte Redinho, Tesoureiro/2.º Suplente do Núcleo de Coimbra;
Grau Prata: Sargento-chefe José Agante Matos, Secretário/2.º Vogal do Núcleo de Coimbra.
A entrega das condecorações constituiu um momento solene que reconheceu o contributo e a dedicação dos galardoados à Liga dos Combatentes e à comunidade. Seguiu-se a entrega de Medalhas Comemorativas das Campanhas aos militares que serviram em situação de campanha, reconhecendo o valor e o sacrifício dos combatentes que defenderam Portugal em terras longínquas. A presença de familiares e amigos tornou este momento ainda mais especial, homenageando a bravura e o patriotismo dos que serviram o país
A medalha: É constituída por uma passadeira de prata, com o nome das regiões geográficas em que ocorreram as campanhas. • No reverso, apresenta a legenda “ESTE REINO É OBRA DE SOLDADOS”. Foram agraciados com a Medalha Comemorativa das Campanhas os seguintes combatentes:
Furriel Miliciano Fernando Martins Borges Lousada: Moçambique (1972-74);
Soldado José Vaz de Melo: Angola (1969-1971);
Soldado José Correia Beirão: Angola (1971-1973) – A medalha foi recebida pelo seu filho, Nuno Beirão.
A cerimónia continuou com a leitura do poema “O Poeta e a Nau”, da autoria de Augusto Casimiro, por parte de Alice Madeira, colaboradora voluntária do CAMPS, que constitui um momento de grande simbolismo.
O Sargento-mor José Fernando Maduro Coelho foi agraciado com um Diploma de Louvor, conferido pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. A distinção reconhece o seu desempenho de funções no Núcleo de Coimbra da Liga, demonstrando notáveis valores, competência profissional e entrega ao cumprimento dos seus deveres. A seguir, foi realizada a entrega dos primeiros Diplomas de Membros de Honra da Liga dos Combatentes que teve como objetivo homenagear os Dirigentes do Núcleo de Coimbra que completaram 15 ou mais anos de funções de dirigente. Foram agraciados com o Diploma de Membro de Honra:
Sócio Combatente, Dr. Manuel Tavares Lopes;
Sócio Combatente, Coronel João Rodrigues Teixeira;
Sócio Combatente, Coronel Alfredo Lopes Rego;
Sócio Efetivo, Tenente-coronel Mário Cruz Oliveira;
Sócio Combatente, Sargento-mor, António Gomes de Figueiredo.
O Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes homenageou os seus Sócios com mais anos de dedicação, entregando Testemunhos de Apreço aos que contam 40 anos de associação. Entre os homenageados, destacou-se o Sócio Combatente, Coronel Francisco Dias da Costa, que foi reconhecido pela sua longa e dedicada ligação à Liga dos Combatentes. Na sequência da cerimónia, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes homenageou também os seus Sócios que contam 50 ou mais anos de associação. A cada Sócio homenageado foi entregue um Diploma de Reconhecimento e uma Garrafa La Lys Grande Reserva do Centenário. Esta iniciativa visou reconhecer o longo e dedicado contributo destes Sócios para a história e o desenvolvimento da Liga dos Combatentes, nomeadamente: Francisco da Costa Ferreira, Manuel Tavares Lopes, José Duarte Gomes, Francisco Prior de Almeida, Alcides Mendes de Andrade, Elísio da Costa Ferreira, Adelino Fernandes Pires, Joaquim Amaral, Licínio Antunes Abrantes, João Rodrigues Pimentel, José Bastos dos Santos, Joaquim Reis Cabral, Albano Folgado Barata, Álvaro Ferreira Gonçalves, António Duarte de Matos, Victor Rosa Machado e Joaquim Lopes Coelho.
O Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes entregou ainda Diplomas de Menção Honrosa a algumas entidades que se destacaram pelo seu apoio e colaboração com a instituição, reconhecendo assim o seu contributo para o desenvolvimento das suas atividades e para o cumprimento da sua missão. As entidades homenageadas foram:
REBONINAR – Cooperativa de História Pública, nas pessoas de Eduardo Albuquerque e Pierre Marie; SERVILUSA de Coimbra, na pessoa de Luís Matos Cabo e LUZ DO CAMPO – Produtos Agrícolas, na pessoa de Judite Valente de Matos
Na fase final da cerimónia, todos os presentes foram convidados a ouvir e cantar o Hino da Liga dos Combatentes, um símbolo da bravura e do patriotismo dos Combatentes, que representa a sua luta pela liberdade e pela democracia.
O Presidente do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes reiterou os agradecimentos a todos os que honraram a cerimónia com a sua presença e convidou-os para o bolo de aniversário e espumante de honra, servidos na entrada pelos alunos dos Cursos Profissionais de Hotelaria e Restauração do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. Este momento foi uma oportunidade para os Combatentes, familiares, amigos e entidades presentes confraternizarem e celebrarem o aniversário do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui