No passado dia 08 de outubro de 2022, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes realizou um passeio convívio a Terras de Basto para os seus sócios, familiares e amigos. Integraram o grupo 55 pessoas. Com saída de Braga pelas 07h30, deu-se início à viagem com destino a Amarante, cidade pertencente ao distrito do Porto, situada na região norte e sub-região do rio Tâmega e Sousa, onde se podem visitar vários monumentos, entre os quais a Igreja de S. Gonçalo, construída no início do ano 1540, por ordem de D. João III.
Seguimos para Mondim de Basto, vila da sub-região do Ave, pertencente à região norte e ao distrito de Vila Real, onde já se encontrava à nossa espera o combatente Sr. Oliveira, filho da terra, para nos proporcionar uma visita guiada, ao Santuário mariano católico de Nossa Senhora da Graça, localizado no topo do monte Farinha, local encantador de onde se pode observar o mar “praia da Afurada, Vila Nova de Gaia” e terras de Espanha.
Já no interior do Santuário, o nosso guia começou por fazer uma resenha histórica da existência do Santuário nesta região. Entre outras referências destacou que a primeira capela deve ter sido construída no século XVI, sendo que a atual é, provavelmente, o terceiro templo do culto que ali foi construído. A devoção a Nossa senhora da Graça teve início em 1830. Este local merece, sem dúvida, ser visitado.
O almoço de confraternização, entre sócios, foi servido no restaurante “Nariz do Mundo” em Cabeceiras de Basto, vila da sub-região do Ave, pertencente ao distrito de Braga. Incluiu entradas, chanfana, vitela grelhada, sobremesas, bebidas e café, tendo sido do agrado de todos.
Finalmente, passámos pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta, no concelho de Terras de Bouro e pelas 18H30, iniciámos a viagem de regresso a casa, que ocorreu pelas 19H30, num cómodo autopullman.
Apraz referir que no final todos ficámos com a satisfação de termos proporcionado um bom dia de convívio e amizade aos nossos associados, que agradeceram o convite e esperam já pelo próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui