Em 8 de dezembro de 2017, o Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, realizou no Campo da Restauração daquela cidade, a inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho. Estiveram no local várias entidades civis, militares, das quais destacamos, o Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Major-general Aníbal Flambó em representação do General CEME, o representante do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Pedro Ferreira, o Presidente da Associação de deficientes das Forças Armadas, Comendador José Arruda, o representante do Cmdt da BrigMec, Tenente-coronel João Barros, o representante do Comando Territorial da GNR de Portalegre Tenente-coronel Belchior e o Presidente da Câmara Municipal de Ponte Sor, Eng. Hugo Hilário.
Marcaram presença com os seus Guiões, os Núcleos da Liga dos Combatentes de Abrantes, Entroncamento, Mora, Santarém, Portalegre, Tomar e Torres Novas que muito contribuíram para enaltecimento do referido evento. A cerimónia decorreu com o máximo de respeito e elevada dignidade e foi presenciada por um número significativo de populares Pontesorenses.
A cerimónia de inauguração iniciou-se com as honras militares e deposição de flores junto ao Monumento, seguiram-se os discursos do representante da Comissão instaladora do Memorial, Combatente António Sousa Esteves, Presidente do Núcleo de Abrantes, Sérgio Matos, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente do Município de Ponte de Sor, Luís Pereira Hilário.
Foi realizada a bênção do Monumento pelo diácono permanente, Luís Miguel Esteves. Concluída a Cerimónia, as entidades convidadas deslocaram-se para um restaurante da cidade onde decorreu um almoço que proporcionou um salutar convívio entre todos os presentes. O evento, decorreu num ambiente de enorme envolvência de sentimento, coesão e respeito, embutido nos mais altos valores Pátrios.