O Monumento aos Mortos da Grande Guerra (1914-1918) naturais da Póvoa de Varzim, situado na praça Marquês de Pombal, foi objeto de uma intervenção que melhorou a sua apresentação e limpeza, complementado pelo arranjo dos espaços verdes envolventes.
Esta intervenção esteve a cargo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e pretende dignificar a memória de todos os Combatentes poveiros. O Núcleo da Póvoa de Varzim da Liga de Combatentes agradece o total apoio da Câmara Municipal, na pessoa da sua Presidente, Andrea Silva, em mais um ato que contribui para a preservação e conservação da memória coletiva nacional e do património de todos os Combatentes.
O Monumento aos Mortos da Grande Guerra da Póvoa de Varzim foi inaugurado em 14 de agosto de 1933, é da autoria do arquiteto Rogério Azevedo e simboliza a memória de todos os poveiros mortos em defesa da Pátria nesse conflito. É um elemento escultórico de grandes dimensões em granito, com uma base quadrada de onde se erguem quatro colunas arredondadas que sustentam um cone.