No dia 17 de novembro  foi inaugurado no Largo da Estação, o monumento de Homenagem do Município de Estarreja aos Combatentes do Ultramar (1961-1974), criado pelo arquiteto Paulo Reis. O Largo da Estação foi o lugar onde os jovens soldados se puseram a caminho dos seus destinos de combate.
Em nome do grupo que, com a Câmara Municipal, presidida por Diamantino Sabina, lançou mãos a esta empreitada de justiça, José Fernando Correia evocou os que se viram lançados em guerras, que, se hoje parecem distantes, deixaram neles cicatrizes e feridas ainda abertas.   O Secretário -geral da Liga dos Combatentes, Coronel Hilário na sua intervenção felicitou o Município pela merecida Homenagem aos Combatentes e frisou: é sempre tempo de fazer justiça aos que se deram em defesa da pátria.
Evocou os inevitáveis custos pessoais e familiares, que os combatentes tiveram de pagar, também não se esqueceu de homenagear as mulheres, que na frente interna, tiveram de assumir o cuidar das famílias, ainda ajudando no que podiam quem por lá andava.
O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes participou na cerimónia com o seu Porta-guião. Estiveram presentes o Presidente do Núcleo de Cantanhede  – SCh Mário Cavadas, os Núcleos de Aveiro, Espinho,  Oliveira do Bairro e a Delegação da Association Nationale Des Titulaires Du Titre De Reconnaissance De La Nation  – ANT-TRN Secção de Portugal, com os seus Guiões, uma Secção Militar e um clarim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui