Faleceu no passado dia 16 de fevereiro de 2023, aos 96 anos de idade, na sua residência no Norte da França, Felícia de Assunção Pailleux, filha do soldado João da Assunção, que lutou em França durante a Grande Guerra (1914-1918), como parte do Corpo Expedicionário Português (CEP).
Felícia Pailleux tornou-se a porta-estandarte do CEP depois de receber o Guião do Núcleo de Lillers da Liga dos Combatentes das mãos do seu pai em 1975. Desde então, Felícia Pailleux continuou a preservar a História e a garantir a perenidade da condição de filha de Combatente português, como porta-guião e Presidente do Núcleo de Lillers da Liga dos Combatentes, em memória dos portugueses caídos durante a Grande Guerra, tendo marcado presença todos os anos nas comemorações da Batalha de La Lys, no Cemitério Militar português de Richebourg e junto ao Monumento ao Soldado Português de La Couture no Norte-Pas de Calais.
Reconhecida em 2018 pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no Centenário da Grande Guerra, com a atribuição da Medalha da Defesa Nacional, Felícia Pailleux tornou-se uma das figuras mais conhecidas na transmissão e preservação da memória da participação de Portugal nesse conflito. A Direção Central da Liga dos Combatentes, na pessoa do seu Presidente, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, reconheceu igualmente Felícia Pailleux com a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes.
O Guião original da Liga dos Combatentes em Lillers, que João da Assunção deu à filha, encontra-se no Museu da instituição, em Lisboa, doado pela própria, nas cerimónias do Dia do Armistício, em 11 novembro de 2010.
Aurore Descamps-Ronsin, neta de Felícia Glória da Assunção Pailleux assumiu a presidência do Núcleo de Lillers e Porta-guião da Liga dos Combatentes, em substituição da sua avó.
Em sua homenagem, a Assembleia da República Portuguesa aprovou por unanimidade um voto de pesar no dia 03 de março de 2023, na Reunião Plenária n.º 96.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui