No dia 15 de Agosto de 2019, pela iniciativa da Junta de Freguesia de Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova, realizou-se naquela freguesia a inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes de Toulões, sob a divisa ”Homenagem aos conterrâneos que pela Pátria deram a vida… e a todos os que por ela combateram”.
Na cerimónia estiveram presentes, o SMor Carlos Reis Pio, representante do Núcleo da Liga dos Combatentes de Castelo Branco, bem como o Eng.º Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, acompanhado pelo ilustre anfitrião o Presidente da Junta de Freguesia de Toulões – Carlos Marcelo, entre outras entidades civis e religiosas.
Descerrada a placa, a entidade eclesiástica procedeu à bênção do Monumento. De seguida teve lugar a deposição de uma coroa de flores, tendo sido prestadas as honras militares como Homenagem aos Combatentes que tombaram ao Serviço da Pátria, com a presença de uma Força do Regimento de Infantaria N.º 15 – Tomar, marcando também presença o Guião do Núcleo de Castelo Branco.
Dos discursos, salientam-se as palavras do Presidente da Câmara Municipal referindo que este monumento, não só representava os ex-combatentes das ex-colónias, mas também os atuais combatentes dos vários teatros de operações espalhados pelo mundo inteiro, em que Portugal se faz representar. O Presidente da Junta de Freguesia ade Toulões referiu que “é um monumento para todos os combatentes e sobretudo em memória dos que já partiram, todos sem exceção serão para sempre imortalizados pelos símbolos que estão inscritos neste Memorial em sua honra. Serão recordados com saudade e reconhecimento pelo serviço prestado à pátria e ao país.” O representante do Núcleo de Castelo Branco salientou que: “Este monumento não apaga a dor dos combatentes e das suas famílias, mas é um permanente reavivar da memória de todos, para que tenhamos consciência da necessidade imperativa de evitar a guerra, sendo também espaço de respeito e meditação, um espaço vivo e simbólico para a população de Toulões.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui