Integrado no Programa das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes comemorou, no passado dia 06 de setembro de 2019, o seu 95º Aniversário junto ao Monumento ao Combatente sito na Avenida Dr. Alfredo de Sousa na cidade de Lamego. Presidiu ao ato o TGen Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, acompanhado pelo Coronel Lucas Hilário, Secretário-geral da Direção e do Presidente do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, Coronel Valdemar Lima, sendo igualmente de realçar as presenças do Presidente da Camara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura, respetiva vereação e de outras entidades civis e militares, as quais se quiseram associar a este ato de elevado simbolismo.
A cerimónia teve o apoio do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), representado pelo seu Comandante, Coronel Raul Matias e demais Oficiais e Sargentos, bem como uma força que prestou as devidas honras militares, dando assim um maior realce e valor à homenagem aos Combatentes Mortos em Combate e ao aniversário do Núcleo de Lamego, que há 95 anos não deixa esquecer na memória de tão nobre gente desta região de Trás – os – Montes e Alto Douro, o desempenho de quem deu a própria vida em defesa da sua Pátria.
É igualmente digno de realce a imposição de condecorações de Campanha e de Serviços Especiais a sete ex-combatentes que com alguma emoção, receberam uma forte ovação de todos os presentes.
Usaram da palavra pela seguinte ordem, o Presidente do Núcleo de Lamego, Coronel Valdemar Lima, sendo de salientar no seu discurso toda a atividade do Núcleo a que preside, entre as quais se destaca o apoio dado pelo Sr. Coronel Psicólogo António Correia aos sócios e familiares que sofrem de doenças do foro psicológico, o apoio financeiro a alguns dos sócios mais necessitados e às reuniões com as entidades municipais, com a finalidade de serem cedidas ao Núcleo novas instalações com maior dignidade que as atuais.
Seguidamente, o TGen Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, enalteceu todo o valor dos Combatentes que disponibilizaram a sua própria vida em defesa da Pátria e do sacrifício que passaram as suas famílias, pela demorada ausência destes entes queridos no seu seio familiar, seja qualquer que fosse a tendência política que governava e governa o País, terminando, garantiu que a Direção da Liga a que preside, não deixará esquecer a intenção da criação do Estatuto dos Combatentes que tem como principal finalidade, a atribuição aos mesmos de condições mais dignas, sem qualquer favor da parte do País que serviram e por isso as mesmas devem ser consideradas totalmente meritórias pelo poder político.
Por último o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, tomou a palavra direcionando os agradecimentos aos ex-combatentes e suas famílias presentes, referindo também o seu empenhamento em colaborar com o Núcleo de Lamego no sentido de dar mais dignidade às suas atuais instalações e à sua total disponibilidade, dentro das suas capacidades, nos apoios sociais a todos os ex-combatentes que o necessitem.
Seguiu-se a missa de sufrágio universal em honra dos Combatentes Mortos em Combate, que se realizou na Igreja de Santa Cruz/CTOE e que foi presidida pelo Cónego João Teixeira, Presidente da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios.
Por último, foi realizado um almoço/ convívio nas instalações do Rancho Regional de Fafel, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa em Lamego, onde se notou um enorme espírito de camaradagem e salutar convívio entre a mais de uma centena de ex-combatentes e familiares presentes, o que muito caracteriza a época festiva alusiva às Festas da Cidade em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui