Realizou-se no dia 02 de novembro de 2021, Dia de Fiéis Defuntos, a inauguração das obras de requalificação do Talhão dos Combatentes no Cemitério de Odivelas e a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, relembrando e homenageando a memória de todos os combatentes e militares falecidos.
A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa alusiva ao ato, a que se seguiram discursos do Presidente do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, Tenente-coronel Firmino Simão, do Vice-presidente da Liga dos Combatentes, Major-general Fernando Aguda e do Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, Dr. João Paulo António. Nas intervenções, foram destacados os trabalhos e melhoramentos realizados, conseguidos pela conjugação de esforços de várias entidades, contribuindo para a merecida dignidade do espaço onde repousam para a eternidade, todos aqueles que, com coragem extrema, provação pessoal e familiar, e exemplar humildade, serviram Portugal, cumprindo a tão nobre missão de fazer, sem hesitar, o que o seu país lhes pediu.
Seguiu-se a bênção do Talhão dos Combatentes pelo Tenente-coronel Capelão Borges da Silva, cerimónia emoldurada pelos vários combatentes, familiares e amigos que acederam ao convite.
Junto à pedra do monumento agora construído, em memória dos Combatentes, foram colocadas coroas de flores pela Câmara Municipal de Odivelas e pela Liga dos Combatentes, a que seguiu a cerimónia de Homenagem aos Mortos com leitura da Prece pelo Sr. Tenente-Coronel Capelão Borges da Silva.
A Cerimónia contou ainda, com a participação de uma Guarda de Honra cedida pelo Exército Português, através do Regimento de Lanceiros e de um clarim, que interpretou os toques de Silêncio, de Homenagem aos Mortos e de Alvorada, conferindo à cerimónia o cunho militar a tão relevante momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui