O Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes comemorou o Dia Nacional do Combatente e o 106.º aniversário da Batalha de La Lys em duas ocasiões. No passado dia 7 de abril participou com um grupo de combatentes do Concelho de Tábua na cerimónia que se realizou no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha.
No dia 10 de abril, o Núcleo realizou nova cerimónia comemorativa do Dia Nacional do Combatente, junto ao Monumento aos Combatentes do concelho de Tábua, inserida nas comemorações dos 51 anos da Restauração da Comarca de Tábua. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. Estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Nuno Tavares, os Vereadores da Câmara Municipal de Tábua, Major Vasconcelos em representação do Coronel Luís Falcão Escorrega, Comandante do Regimento de Infantaria 14 – Viseu, Comandante do Posto da GNR de Tábua, Primeiro-sargento Luís Lages, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Dra. Sandra Mena, Presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha e os respetivos Comandantes, Presidentes de Juntas e União de Freguesias, outras entidades civis e religiosas, Combatentes, familiares e amigos.
O programa constou do seguinte:
09H30 – Hastear das Bandeiras no Espaço do Município;
09H45 – Chegada do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues aos Paços do Município, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz e pelo Presidente da Direção do Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, Primeiro-sargento Armando Costa;
10H00 – Concentração dos convidados e combatentes junto ao Monumento aos Combatentes;
10H10 – Chegada das Altas Entidades convidadas;
10H15 – Início da cerimónia com o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes a receber as Honras Militares, prestadas por uma Guarda de Honra composta por militares do RI14;
– Execução do Hino Nacional;
– Homenagem aos combatentes falecidos, com a deposição de coroas de flores;
– Leitura da prece pelo Padre Paiva;
– Alocução do Presidente do Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes;
– Alocução do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes;
– Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Tábua;
– Apresentação de um texto pelo aluno Manuel Franca Cardoso Pestana, da Escola Secundária de Tábua (ler aqui);
– Imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, a Combatentes da Guerra do Ultramar (1961–1975). 
Foi imposta a medalha ao seguinte Combatente: Vítor Manuel Rocha Morais, com a legenda, Moçambique (1972–1974).
Entrega do diploma e cartão de sócio no âmbito do “programa dos avós aos netos” à seguinte nova associada: Sócia n.º 209.186, Matilde Borges Bicudo da Silva Duarte, bisneta do sócio combatente n.º 207.774 – João Pinto da Silva (já falecido)
Entrega de Diplomas de Reconhecimento.
O Núcleo de Tábua desde a sua criação, teve a iniciativa de convidar a Escola Secundária de Tábua para a participação de alunos nas cerimónias evocativas dos vários eventos organizados pela Liga dos Combatentes, esta iniciativa tem como levar ao conhecimento das novas gerações o conhecimento e o significado dos atos e símbolos pátrios. Sob proposta do Núcleo de Tábua, foram atribuídos Diplomas de Reconhecimento pela Liga dos Combatentes aos alunos abaixo mencionados, pela atitude altruísta demonstrada no decorrer das várias cerimónias: 
Rodrigo Ribeiro Miguel – “Cerimónia do Dia do Combatente e do 104.º Aniversário da Batalha de La Lys, realizada no dia 13 de abril de 2022, junto ao Monumento aos Combatentes em Tábua”
Andreia Figueiredo Castanheira e Matilde Borges Bicudo da Silva Duarte“Cerimónia dos 104.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, Cerimónia do 48.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e o 99.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes realizada no dia 13 de novembro de 2022, junto ao Monumento da Grande Guerra, em Vila Nova de Oliveirinha.”
Leonor Figueiredo Ferreira“Cerimónia do Dia do Combatente e do 105.º Aniversário da Batalha de La Lys, realizada no dia 10 de abril 2023, junto ao Monumento aos Combatentes em Tábua.”
Mafalda Bento Barbosa“Cerimónia do 105.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, 49.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e o 100.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes realizada no dia 19 de novembro de 2023, junto ao Monumento da Grande Guerra, em Vila Nova de Oliveirinha.”
A Cerimónia terminou com a execução do Hino da Liga dos Combatentes.
11h30 – Missa de sufrágio pelos combatentes tabuenses já falecidos na Igreja Matriz de Tábua, no final realizou-se uma visita ao Talhão dos Combatentes, no cemitério local.
(Fotografias do Combatente Manuel Pereira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui