Dia do Armistício 2023 – Penafiel

0
416
O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, comemorou no dia 17 de novembro de 2023 o 105.º Aniversário do Armistício, 49.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e 96.º Aniversário da Inauguração do Monumento aos mortos da Grande Guerra, situado na Praça do Município em Penafiel.
Estiveram presentes na cerimónia o Vereador Dr. Rodrigo Lopes em representação do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Coronel Jocelino Rodrigues, Presidente do Núcleo do Porto, Dr.ª Helena Tavares, Juíza Coordenadora do Tribunal Judicial Comarca Porto Este; Antonino Campos em representação da Junta de Freguesia de Penafiel; Prof Joaquim Esteves Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel; Presidentes dos Núcleos da Maia e Vizela e representantes dos Núcleos do Marco de Canaveses e Vila Meã; Associações representativas da ACUP de Castelo de Paiva e APGV de Bitarães; Dr.ª Maria Carolina Santos, Vice-Presidente da Associação Penafidelense; Eng. Agostinho Gonçalves, Dr. Coelho Ferreira, Combatentes, associados e público em geral.
Após a receção aos convidados junto ao Monumento, o início da cerimónia deu-se com a deposição de coroa de flores no Monumento aos Mortos das Guerras, seguindo-se a Homenagem aos Combatentes mortos ao serviço da Pátria.
Foi lido pelo Sargento-mor Rui Bessa, o discurso do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues efetuado no dia 11 de novembro de 2023. Seguiu-se o discurso do Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, Sargento-mor António Araújo, que enalteceu o valor da Paz tendo sempre presente homenagear os valorosos Combatentes que morreram defendendo valores patrióticos ao longo das Guerras, lembrando que há 96 anos, os penafidelenses orgulhosamente inauguraram o Monumento aos mortos da Grande Guerra com admiração e respeito pelos seus heróis.
No seu discurso, o Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, alerta que apesar do Governo e a Assembleia da República terem aceitado a proposta da Liga dos Combatentes para que os Combatentes, fossem considerados Titulares do Reconhecimento da Nação, muito há para se fazer nesse sentido. Os Combatentes têm procurado no tempo, com muita perseverança e determinação aguardando que lhes seja feita justiça, que o Estatuto do Antigo Combatente seja alterado; o atual apenas tem contribuído para o agravamento de desigualdades entre os Combatentes, não resolvendo os seus problemas na generalidade.
Refere ainda que, porque vivemos momentos difíceis provocados pela Covid 19, a invasão da Rússia à Ucrânia, a seca extrema, as alterações climáticas, a Guerra no Médio para além da crise interna do País, se continuam a adiar de decisões, que permitam ajudar os Combatentes e as famílias carenciadas, havendo necessidade de dar prioridade às situações mais graves, não esquecendo as viúvas e familiares dos Antigos Combatentes bem como os Combatentes das Operações de Paz e Humanitárias.
O Sargento-mor Araújo lembrou aos presentes que, o Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes em função do que lhe é permitido concretizar, tem a sua Direção dedicado os seus esforços em dois grandes campos de atuação: a exaltação dos valores e a solidariedade. Aproveitou também o ensejo para informar que Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes vai, em março 2024, comemorar o Centenário da sua criação e que o Núcleo está a elaborar um programa de comemorações no qual possa envolver as forças vivas da Cidade, solicitando aos presentes à sua participação de ideias e apoios. Por fim, agradeceu, especialmente ao Município de Penafiel e à Junta de Freguesia de Penafiel pelos apoios concedidos e a todos os presentes pela participação nesta cerimónia.
Seguiu-se o discurso do o Vereador da Proteção Civil, Dr. Rodrigo Lopes, que e contextualizou historicamente o evento celebrado. A cerimónia terminou com a entoação do Hino Nacional, pelos presentes e um “Porto de Honra” nos Paços do Concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui