Dia do Armistício 2023 – Estremoz

0
349
O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, celebrou no passado dia 12 de novembro de 2023, 105.º Aniversário do Armistício e do 98.º Aniversário da criação do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, na Cidade de Estremoz.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria 3, Coronel de Cavalaria Lourenço Manuel Simões de Azevedo que se fez acompanhar pelo Adjunto do Comandante do RC3 Sargento-mor de Cavalaria Paulo Verdade.
Esta efeméride contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz – Dr. José Manuel Sádio; Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz – Dr. Ricardo Catarino e demais vereadores; Presidente da Câmara Municipal de Sousel – Eng.º Manuel Valério; Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Estremoz; Comandante do Destacamento e Posto da GNR de Estremoz, Representante da Polícia de Segurança Pública; Representante do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Dr.ª Sílvia Lagarto; Presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Évora, Montemor e Vendas Novas; Delegação da Residência S. Nuno de Santa Maria; Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Estremoz; Presidente da Assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estremoz; Associação CIDADE – Prof. Pedro Nunes da Silva; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz; Associação de Comandos; Direção da Banda Filarmónica “A Lusitana” e Associação Cultural musical Estremoz.
O evento teve início com o Hastear Bandeira da Liga dos Combatentes junto à sede do Núcleo. Pelo facto das condições atmosféricas não o permitirem, as Cerimónias não se puderam realizar junto ao Monumento como é tradição, tendo as mesmas decorrido na emblemática Sala do Capítulo, no RC3. Após a receção aos convidados junto à Porta de Armas do Regimento de Cavalaria 3, os convidados deslocaram-se para o referido edifício, tendo-se iniciado as cerimónias comemorativas, com a seguinte sequência:
Alocução alusiva à efeméride pelo Presidente do Núcleo, SMor Cav Jorge Carujo; Imposição de medalhas comemorativas das Campanhas a antigos combatentes, referentes aos Teatros de Operações de Angola e Guiné; Breve Cerimónia de Homenagem aos mortos, com deposição de Coroas e Ramos de Flores na base do Monumento por cerca de vinte e cinco entidades.
Todos os presentes, tiveram ainda oportunidade de visitar o interior do Regimento de Cavalaria 3, nomeadamente a Coleção Visitável, Biblioteca, Salão Nobre, Casa dos Arreios e Claustros.
A culminar as comemorações do 105.º Aniversário do Armistício e do 98.º Aniversário do Núcleo, os convidados e associados foram brindados com o tradicional almoço de confraternização, que decorreu nas instalações do Parque de Feiras, de Estremoz. Presenciaram a cerimónia, bem como, estiveram presentes no almoço quase duas centenas de pessoas.
Pela presença massiva de tão elevado número de participantes demonstrou-se mais uma vez que a efeméride ali vivida em data nacional festiva, como é o conjugando em harmonia, recordação, homenagem e reconhecimento, foi inequivocamente demonstrada a solidariedade e consideração pelos Combatentes, por Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui