No dia 8 de Novembro realizou-se junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar a cerimónia do 96.º aniversário da assinatura do Armistício da Grande Guerra, do 91.º aniversário da Liga dos Combatentes, do 40.º aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e a Evocação do centenário da Grande Guerra. Do programa constou a receção aos convidados e as honras militares à alta entidade que presidia à cerimónia, alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Liga dos Combatentes, pela entidade convidada para orador – o Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e pela entidade que presidia o General CEMGFA.
Seguiu-se a imposição de condecorações, em que foram galardoados com a Medalha da Defesa Nacional 4 elementos da Liga dos Combatentes (a equipa da conservação das memórias que se tem deslocado à Guiné e a Moçambique para recuperação, identificação e dignificação das sepulturas dos militares portuguese aí localizados) e também ao Arquiteto Varandas da Direção Central (responsável pelos projetos de vários monumentos aos combatentes que têm sido erigidos por todo o país).
Com a Medalha de Comportamento Exemplar foram galardoados 4 militares do Exército. Com a Medalha de Mérito da Liga dos Combatentes nos graus ouro e prata a 5 elementos que prestam serviço na Liga e a 2 elementos do Regimento de Artilharia de Leiria. Seguiu-se a Homenagem aos Mortos pela Pátria que constou duma evocação religiosa, da deposição de flores junto ao monumento e dos toques alusivos à cerimónia.
Desfilaram depois as Forças em parada dos três ramos das Forças Armadas e a cerimónia terminou com o toque do Hino da Liga dos Combatentes executado pela Banda Sinfónica do Exército. Os convidados foram então efetuar a visita ao Forte do Bom Sucesso e às exposições aí patentes, tendo-se procedido à inauguração da exposição “A Grande Guerra ao Vivo – Evocando a Paz”. Estiveram presentes muitas centenas de combatentes e muito público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui