Dia de Finados 2024 – Tábua

0
409
A tradição do Dia de Finados remonta ao século V, quando a igreja começou a dedicar um dia por ano para rezar pela alma de todos os falecidos para que não caíssem no esquecimento. O Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes (LC) realizou no passado dia 1 de novembro 2024, uma Romagem ao Talhão dos Combatentes no Cemitério Municipal de Tábua, para uma Homenagem e Evocação a todos os Combatentes ali sepultados, cumprindo assim o estipulado no Plano de Atividades 2024, no âmbito do Programa Estruturante “Conservação das Memórias”, com a colocação de uma coroa de flores. Estiveram presentes membros da Direção do Núcleo de Tábua da LC, o Porta-guião, familiares e amigos dos Combatentes que se encontram sepultados no Talhão dos Combatentes.
No passado dia 2 de novembro, o Núcleo de Tábua da LC, realizou dentro do princípio de rotatividade do Concelho, na freguesia da Póvoa de Midões, a cerimónia do Dia de Finados, em homenagem aos Combatentes falecidos em nome de Portugal, que constou do seguinte programa: 09h00 – Missa de sufrágio na Igreja Matriz da Póvoa de Midões pelos Combatentes já falecidos; 10h15 – Início da cerimónia no Cemitério de Candosa, com o descerrar de uma placa no exterior do cemitério com a seguinte frase: “Neste cemitério estão sepultados Combatentes por Portugal – 2 de novembro de 2024”.
O Presidente do Núcleo de Tábua da LC, Primeiro-sargento Armando Pereira Costa, fez uma alocução alusiva à cerimónia, tendo também usado da palavra a Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Midões, Susana Oliveira e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. António Oliveira, que esteve presente em representação do Presidente do Município de Tábua, Dr. Ricardo Cruz. Esteve ainda presente a Presidente da Junta de Freguesia de São João da Boa Vista, Dr.ª Marisa Bernardo.
De seguida, foram depositadas coroas de flores pelo Núcleo de Tábua da LC e pela Câmara Municipal de Tábua na campa do Primeiro-cabo António Ribeiro Borges, morto em combate em 16 de outubro de 1967, em Moçambique, não esquecendo o Soldado Manuel Henriques Monteiro, morto em combate em 31 de maio de 1965, estando o seu corpo sepultado em Vila Cabral no cemitério de Lichinga na campa 38-2.0, em Moçambique. Estiveram presentes na cerimónia elementos da Direção do Núcleo, o Porta-guião, familiares dos Combatentes falecidos, Combatentes e população em geral.
Fotos: Sócio Combatente Manuel Pereira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui