Conservação das Memórias

07.07.2016 – Recuperação do Talhão da LC no cemitério de Nampula: Prosseguindo a tarefa de garantir a manutenção dos Talhões recuperados pela LC na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e em Moçambique, estão a decorrer em diversos Cemitérios destes Países intervenções de restauro dos Talhões da LC. Estas intervenções retomam-se ciclicamente, já que a degradação que se regista nos Talhões, Ossários e Capela de Bissau, é proporcional às exigentes condições climatéricas locais e tendente a retirar a dignidade que a LC quer garantir para aquelas infraestruturas.
Terminada a recuperação do Talhão de Nampula – a primeira a ficar concluída de entre o conjunto das que decorrem nos Países já referenciados – 83 Campas foram intervencionadas e pela imagem se pode constatar que ficaram bem arranjadas e dignamente se apresentam a quem as possa visitar. Ao abrigo do turismo das memórias, alguns antigos Combatentes se deslocam às províncias em que serviram na guerra do ultramar e vão chegando à LC palavras de apreço pela conservação e dignificação de que aqueles espaços são alvo.
Em Nampula, a LC tem uma Delegada, Maria de Lurdes, Cônsul Honorária de Portugal naquela cidade, que desde os primeiros contatos sempre demonstrou carinho, sensibilidade, muito apoio à causa da LC e ao seu labor. As campas que a fotografia mostra recuperadas, de conservada estrutura, transmitindo cuidado de manutenção e “respirando” dignidade, foram enriquecidas com a deposição de uma flor sobre a sobriedade do cimento pintado. 
14.06.2016 – Operação «Nova Frente 7» – Moçambique: Em 14 de junho deu-se início esta nova operação com a deslocação a Moçambique da Equipa da LC, tendo início no terreno a 16 de junho em Nampula, preparando-se todo o equipamento e reabastecimentos necessários para a sustentação logística da Missão. Rumou-se em seguida a Pemba onde foi recebido o Talhão Militar da LC naquela cidade após requalificação,  prosseguindo-se para Mocímboa da Praia onde se procedeu ao estudo da requalificação do mausoléu da Grande Guerra no cemitério municipal, preparando o orçamento da requalificação referida. Partiu-se posteriormente para Palma onde se esperava que fossem efetuadas duas exumações, mas a impossibilidade de localizar uma campa determinou que apenas uma fosse exumada. A tarefa revelou-se dificultada pela presença de inúmera população que a todo o custo queria ver “o que se ia passando”, envolvendo a campa por completo e dificultando os trabalhos.
Dirigimo-nos posteriormente para Mueda, onde decorreu o estudo de requalificação e os preparativos de orçamentação do Talhão Militar da LC, tarefas demoradas e detalhadas que foram assessoradas por uma empresa local. O nosso objetivo é “reconstituir” o Talhão de 109 campas naquele local da emblemática Mueda, restituindo-lhe a traça original tanto quanto possível. Montepuez foi o nosso objetivo seguinte, procurando exumar restos mortais de 11 campas, tendo sido apenas concretizadas 9 exumações por se verificar a existência de 2 urnas de chumbo que permaneceram no local por razões sanitárias. A nossa atividade voltou a ser acompanhada por multidões de populares que perturbaram significativamente as condições de trabalho na escavação das campas e recolha de restos mortais. Seguimos posteriormente para Nampula, onde nas instalações da Cooperação Técnico Militar Portuguesa (CTMP) naquela cidade se procedeu à limpeza dos restos mortais recolhidos, tendo estes sido acondicionados em urnas e posteriormente depositados no ossário da LC em cerimónia militar em que se dignou participar a Cônsul de Portugal em Nampula, o seu marido e outros civis portugueses, sem deixar de contar com a presença dos Militares que prestam serviço na CTMP.
Todas as ações contaram com o apoio das autoridades moçambicanas nos locais onde se desenvolveram atividades. Regressámos a Portugal com o sentimento do dever inerente a esta missão ter sido cumprido, aguardando os orçamentos para a requalificação do Talhão Militar da LC em Mueda e do Mausoléu em Mocímboa da Praia. Neste momento já se encontram iniciados os trabalhos de requalificação em Mueda e a seu tempo será equacionada a requalificação projetada em Mocímboa da Praia. Em 3 de julho de 2015 regressou a Portugal a Equipa da LC, após ter efetuado a Operação Nova Frente 7 em Moçambique. Em 2016 aguarda-nos a Nova Frente 8, tendo a Nova Frente 7 marcado o final de exumações referenciadas no terreno, ou em cemitérios municipais encerrados e que permitiram que o nosso ossário em Nampula albergue 58 urnas de Militares Portugueses Tombados em Moçambique na Guerra do Ultramar.
08.07.2014 – Operação “Nova Frente 6” – Moçambique: Decorreu em Moçambique entre 16 de junho e 4 de julho. A Equipa da LC deslocou-se para Maputo onde em 17 de junho apresentou cumprimentos às autoridades portuguesas, Embaixador e Adido de Defesa, tendo posteriormente sido recebida pelo Secretário-geral da Associação de Combatentes da Luta de Libertação Nacional Moçambicana, entidade que convidou para visitar a LC no mês de outubro deste ano, convite que foi aceite. Deslocando-se para a Província de Cabo Delgado, a Equipa da LC desenvolveu a sua atividade em Pemba, Mocímboa da Praia, Palma, Mueda, Macomia, Montepuez, tendo posteriormente desenvolvido a sua atividade na Província de Nampula.
09.07.2013 – Operação “Nova Frente 5” – Moçambique: Decorreu em Moçambique no período compreendido entre 16 de junho e 9 de julho de 2013. A Operação que se iniciou em Maputo com a apresentação de cumprimentos e troca de informações sobre a Missão ao Embaixador de Portugal em Maputo e Autoridades Ministeriais Moçambicanas, deslocou-se seguidamente para o terreno rumando à cidade da Beira. A Equipa de Missão da LC era composta por 3 Oficiais que apresentou cumprimentos ao Cônsul-geral de Portugal na Beira, dando de imediato início à sua atividade de localização de campas e resgate de restos mortais de Militares Portugueses nas províncias de Manica (Chimoio), Tete (Fingoé, Moatize e Mutarara), Sofala (Chemba) e Zambézia (Mocuba).
27.06.2012 – Operação “Nova Frente 4” – Moçambique: Entre 6 e 27 de junho, a LC desenvolveu a sua ação de intervenção do Programa “Conservação das Memórias” nas Províncias do Niassa (Lichinga-Mbendo-Metangula-Mecaloge-Malapísia e Tenente Valadim) e de Nampula (Malema), dando continuidade à fase de exumação de restos mortais de Combatentes Portugueses da Guerra do Ultramar, que se encontravam inumados em campas isoladas e sem condições de dignidade. Foram exumados 14 Combatentes e transportados posteriormente para o Ossário da LC em Nampula, onde repousam agora em condições de dignidade devida. Durante a Operação “Nova Frente 4” foi, ainda, recebido o Talhão da LC em Nampula após a requalificação de 80 campas.
29.09.2011 – Operação “Nova Frente 3” – Moçambique: Terminou a 3.ª fase da Operação “Nova Frente 3” – a primeira que envolveu a “exumação de restos mortais”, consequência das duas ações de reconhecimento anteriormente concretizadas. Foi pleno o apoio que a LC recebeu do Governo de Moçambique para possibilitar a exumação de militares portugueses tombados na Guerra do Ultramar, devendo salientar-se a coordenação que o Ministério dos Combatentes de Moçambique efetuou com o Ministério da Saúde e o Ministério da Administração Estatal, recebendo em audiências e credenciando a LC por forma a garantir a sua deslocação e atuação no terreno, facilidades de contacto com as autoridades locais e bem articulado apoio destas para a Missão que a Moçambique nos levou.
30.06.2011 – Operação “Nova Frente 2” – Moçambique: Deslocou-se a Moçambique uma Equipa da LC com o objetivo de finalizar o reconhecimento aos locais possuidores de campas de militares portugueses inumados na Guerra do Ultramar. Finda a Operação “Nova Frente 2”, a LC dá por concluído o reconhecimento a todos os locais – Cemitérios citadinos, municipais e locais, bem como aos pontos de inumação isolados e situados perto de antigos aquartelamentos portugueses. Garantindo desde já a possibilidade técnica para levar a cabo o início da concentração de restos mortais em Ossários, atividade que iniciará ainda durante 2011, depois de autorizada pelo Ministério da Administração Estatal de Moçambique, a LC recebeu das autoridades de Nampula autorização para construir um Ossário no cemitério Municipal e, em processo similar, sancionamento para utilizar alvéolos do Ossário da Beira que ficarão afetos à LC.
04.09.2010 – Operação “Nova Frente” – Moçambique: A LC estabeleceu uma Nova Frente em Moçambique para prosseguir a “Conservação das Memórias”. Na observância dos objetivos deste Programa, a LC partiu em 4 de setembro para Moçambique e, durante 19 dias percorreu, a norte, as províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e, ainda, o cemitério de Gurué na Zambézia. A sul, percorreu Maputo, Inhambane e Gaza reconhecendo os cemitérios municipais onde se encontram inumados militares que caíram na Grande Guerra e na Guerra do Ultramar, identificando locais de inumação atualmente em zonas abandonadas de vida humana e à mercê das alterações que a natureza introduz, tudo registando para posterior tratamento documental e conceção da ação de dignificação.
29.07.2010 – Deslocação a São Tomé e Cabo Verde: No período compreendido entre 29 de julho e 05 de agosto de 2010, a LC fez deslocar a São Tomé e Cabo Verde o TCor Carlos Tavares Correia, no âmbito do Programa “Conservação das Memórias”. A deslocação teve como objetivo verificar o estado de conservação do Talhão dos Combatentes Portugueses no cemitério de São Tomé e as obras efetuadas no cemitério do Mindelo, na Ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, bem assim como “pesquisar” na Ilha de Santo Antão, nos cemitérios do Paul e Ribeira Brava, campas de militares Portugueses. Nesta deslocação, é de salientar o apoio proporcionado pelo Adido de Defesa de Portugal em São Tomé, Coronel Moreno e, uma vez mais, uma referência à Cônsul Honorária Dr.ª Rosália Vasconcelos.
30.04.2009 – Terminada a 3.ª Missão no início de abril, em Gabu (Nova Lamego, Guiné-Bissau): Com a exumação de 13 Combatentes, cujos restos mortais repousam agora num ossário na Capela da LC, no Cemitério de Bissau, junto às campas de outros 284 aí inumados. Foi realizado, em simultâneo, o reconhecimento dos locais a serem intervencionados. Chegados a Portugal, começaram os preparativos para a sua concretização. Tendo, entretanto, tomado posse o atual Vice-presidente da LC, Major-general Fernando Aguda, foi-lhe cometida a responsabilidade primária do Programa “Conservação das Memórias”. Para cumprir essa tarefa foi definida uma Equipa de Missão que inclui o Chefe da Missão e uma Equipa Técnica que iria concretizar a “operação sul da Guiné”.