Em 01 de novembro, realizou-se no Cemitério Municipal de Bissau uma homenagem aos militares portugueses que deram a vida ao serviço da Pátria. Presidiu a esta cerimónia o Exmo. Embaixador de Portugal em Bissau, Dr. José Alves de Carvalho, esteve presente o Cônsul Dr. Duarte Bucho, o Adido de Defesa Cor Cav Nuno Duarte, o Representante da Liga dos Combatentes Cor Danif, o Cor Inf Jorge Iglésias assessor do projeto 1 no âmbito da Cooperação Técnico Militar, entre muitas personalidades militares e civis que se associaram a esta simples cerimónia mas revestida de grande nobreza cívica.
A cerimónia teve início, pelas 10 horas, com uma celebração eucarística, na capela da Liga dos Combatentes, no cemitério de Bissau proferida pelo Frei Galiano. Terminada a celebração o Frei Galiano benzeu as campas dos militares portugueses, seguidamente o momento alto da cerimónia, a deposição de uma coroa de flores no monumento aos mortos pelo Exmo. Embaixador Dr. Alves de Carvalho, precedido de um minuto de silêncio em profundo recolhimento, após o qual foi proferida uma prece.
Cerimónia simples, que decorreu com elevada dignidade e brio como é tradição e apanágio da Instituição Militar. Estiveram presentes, militares da Cooperação Técnico-militar portuguesa na Guiné-Bissau e militares em serviço na Delegação da União Europeia na Guiné.
“A única recompensa para todos que encontraram a última morada no Cemitério da Guiné Bissau, é os Homens de hoje, lhes prestarem as devidas honras com dignidade e sobriedade, que o momento exige, como garantia que as suas memórias jamais serão esquecidas”.
Após a Cerimónia foi servido um “branco de honra” na residência de Santa Luzia – na Cooperação Técnico Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui