Ainda relativamente à emissão de cartões de Antigo Combatente e de viúva/o de Antigo Combatente informamos que têm sido divulgados os seguintes esclarecimentos:
  • Os cartões de Antigo Combatente e de viúva/o de Antigo Combatente serão emitidos pela DGRDN, do Ministério da Defesa Nacional.
  • Neste Momento, está em curso um conjunto de medidas, de natureza administrativa e entre organismos de diferentes ministérios, que permitirá assegurar o acesso aos direitos previstos no Estatuto do Antigo Combatente, entre os quais se encontra a titularidade dos cartões de Antigo Combatente e de viúva/o de Antigo Combatente.
  • Na página eletrónica do Balcão Único da Defesa (https://bud.gov.pt) poderá ser encontrada informação complementar sobre o Estatuto do Antigo Combatente:

28 COMENTÁRIOS

  1. Sou Jorge .C.Granja ..Fui policia aerea 1 cabo 27/66 Estive no Ultramar Angola A.B.3 Negage.Estou nos EUA a viver com minha familia Tenho varias perguntas para fazer,mas gostaria comomo devo fazer !!! e como posso obter o cartao de combatente Obrigado ,,,, Jorge Granja

  2. Sou o 1-Cabo José Paulo O. Sarmento, estive em Angola em 1972 a 1974 no DIAL 3114
    Gostava de saber coo posso ter o Cartão de Combatente

    Obrigado

  3. Ex.mos Senhores da Liga dos Combatentes.
    Bom dia.
    EStive em Angola c/militar no período de 1970/1972,com o posto de soldado.com o nºmecanografico
    119357/69 o meu batalhão de caçadores era o 2910 a minha companhia era a ccs.
    A minha pergunta p/ V.Excas.é a seguinte:como vou receber o meu cartão de ex.Combatente,ggradeço que
    na medida da v/disponibilidade me poçam informar.Fico pelo exposto a aguardar as v/presadas noticias.
    Com os meus respeitosos cumprimentos.Victor M.B.Silva

  4. José Abrantes Gonçalves, ex-combatente que fez parte da cc 1620 e que esteve na guine (66/68), também gostava de saber como e quando vou obter o tão falado cartão de ex-combatente, uma vez que as regalias anunciadas já estão em vigor.
    Obrigado

  5. eu gostava de saber como fazer para ser menbro da liga dos conbatentes pois eu fui militar em angola no ano de 1968-1970 fazia parte de uma companhia de cavalaria 2331

  6. Boa tarde, sou sócio da Liga dos Combatentes com o Nº 138 528 e prestei serviço na Guiné Bissau entre Março de 1969 a Fevereiro de 1971 na CART 2477 com o posto de 1º Cabo em rendição individual, pretendia saber se terei que fazer algo para adquirir o cartão de combatente
    Obrigados pela atenção
    Cumprimentos

    • Exmo. Senhor
      No Balcão Único da Defesa (BUD) é disponibilizada toda a informação relevante de apoio aos Antigos Combatentes e seus familiares, além de permitir a apresentação de pedidos de informação específica ou de exposições sobre os benefícios a que tenham direito.

      Os serviços do BUD podem ser contactados através de:

      E-mail: antigos.combatentes@defesa.pt
      Atendimento presencial: Av. Infante Santo, n.º 49, 1399-056, Lisboa​
      Atendimento telefónico​: (351) 213 80 4​2 00
      https://www.defesa.gov.pt/pt/adefesaeeu/ac/bud

      • Cumpri o meu tempo da vida militar desde Abril/1958-Outubro/1959. Fui mobilizado para as guerras de, ANGOLA, em Setembro/ l961- Novembro, 1963. Estou emigrado nos E.U.A. Passo muito tempo em Portugal. Desejava obter o cartão do Combatente. Como preencher o requerimento? Terntei preencher os espacos obrigatórios
        mas existe algo que não compreendo. Meu E Mail=jmgborges@Yahoo.com

  7. Nunca recebi o (premio/pensão) que é paga anualmente, conhecida como pensão Paulo Portas. O que devo fazer para passar a beneficiar dessa regalia. Estive na Guiné 22 meses ( 66/68) fiz parte da c.c. 1620.
    Obrigado

  8. Ó camarada José para receberes a chamada pensao Paulo Portas tens de escrever para o Ministério da Defesa em carta registada com aviso de recepção a prova que tiveste na Guiné com o teu número mecanográfico número da companhia e do tempo de comissão eles resolvem boa sorte.

  9. Fui militar desde 1962, escola practica de cavalaria ,recruta, (1ºgrupo de comp. de saúde),
    Hospital Militar, EStrela, estágio.
    Furriel Milicano.
    1º Grupo de Comp. de Saúde , Graça, (mobilizado)
    1 de Abril de 1964, embarque para Moçambique.
    Outubro de 64 ,embarque para Nampula , Hospital Militar Principal .
    10 de junho de 66, disponibilidade em Nampula, e partida para Lourenço Marques, (vida civil)
    desejo saber para a obtensão do cartão do combatente, o que preciso fazer.
    tel:964075906
    Rua Palmira Bastos Nº 6 3º drt 2835-448 Lavradio
    cumprimentos
    lopesaja@gmail.com

  10. Do cartão do ex-combatente, deveria fazer parte, além da patente, a arma a que cada um pertenceu, já que todos se esforçaram, com brio e de cabeça erguida, por dignificar e assumir o seu posto e a sua arma. Nivelar por baixo e em molho já não dignifica ninguém e tem sido abusivo. Já é tempo de dignificar não apoucando.

    • Boa tarde meu Caro,
      Se como diz e com razão todos se esforçaram, com brio e de cabeça erguida, não vejo qual a necessidade desse preciosismo a não ser por vaidade, será? O que interessa saber aos demais se foi capitão (se calhar chico) ou soldado, você vai ter mais valor por isso? Não creio. Não é por ver mencionada a sua patente que vai ser mais ou menos dignificado, é a mesmíssima coisa.

  11. Fui combatente em Angola desde 1971 a 1974. A última unidade onde servi foi o Batalhão de Artilharia 6320 em Gago Coutinho. Antes estive a prestar serviço no Hospital Militar do Luso. Para requerer o cartão de combatente necessito do meu número mecanográfico. Onde o poderei obter?

    • Olá companheiro.
      Com respeito ao teu pedido de esclarecimento sobre adquirir o teu nº mecanográfico, podes obter o mesmo na Caderneta Militar pagina 3 com a designação (Numero de Matricula).

  12. Exmos. Senhores
    Sou antigo combatente da Guiné-Bissau de 70/72. Gostaria de saber se os antigos combatentes BANCÁRIOS tb recebem o cartão, pois até à data ainda não recebi o meu. Será pq o envio é pelos dados da Segurança Social e os Bancários não pertenciam à Segurança Social mesmo tendo um numero referente à mesma? Será por isso pois recebiamos pelo Fundo de Pensões dos Bancos e agora recebemos as Pensões de Reforma pela CG de Aposentações?

    • Eu também estou na mesma situação. Nós bancários se calhar não temos direito a este cartão, até porque já mandei um e-mail para antigos.combatentes@defesa.pt e como é normal neste País ainda não recebi qualquer resposta. Estamos aqui perante uma violação dos nossos direitos, estamos aqui perante uma discriminação.

  13. Sou Antonio Máximo EX-mos Senhores Prestei serviço na guiné como soldado radiotelegrafista 69-71 2 anos certnhos só recebo 75£ DIzem que faltam descontos eu nestou reformado da CGA como resolver esta situação,uma vez que deveria receber um subsidio de 150£ Obrigado antoniomaximoantonio5@gmail.com

  14. Gostaria de saber se já existe agendamento da Assembleia Legislativa para tomar posição sobre a proposta da Liga dos militares que serviram em Timor, Macau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe serem considerados, muito justamente, ex-combatentes. Porque o foram de facto. Serviram onde a Pátria mais necessitou deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui