Dia Nacional do Combatente 2019 – Cantanhede

0
981
06.04.2019 – O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes participou no passado sábado 06 de abril, nas cerimónias do Dia do Combatente na Batalha, Leiria, com o seu Guião, Direção e um grupo de 51 pessoas. O dia, chuvoso, começou com Eucaristia celebrada por S. Exa. Rev. o Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, numa cerimónia que contou com as presenças do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, entre as mais altas patentes do Exército, Marinha e Força Aérea. A cerimónia militar foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. João Gomes Cravinho acompanhado pela Secretária de Estado Dr.ª Ana Santos Pinto. Neste DIA NACIONAL DO COMBATENTE a Liga dos Combatentes evocou o 101.º aniversário da Batalha de La Lys e a 83.ª romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido.
O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, apelou “à compreensão, ao reconhecimento e solidariedade para com os antigos combatentes da Guerra do Ultramar e das operações de paz e humanitárias”, para que sejam aplicadas “medidas concretas de carácter económico e social”
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que o Estado tem obrigação de dar apoio aos ex-combatentes e às suas famílias, ao longo da vida. “O Estado tem obrigação de lhes dar [aos ex-combatentes] apoio e às suas famílias nas dificuldades físicas e mentais que advêm da experiência da guerra, e tem responsabilidade de o fazer ao longo de toda a sua vida”, disse João Gomes Cravinho, durante o seu discurso.
O Ministro da Defesa e o Presidente da Liga dos Combatentes mostraram-se ainda satisfeitos pela decisão do Estado angolano em ter permitido que pudesse ser desenvolvido o programa de conservação das memórias naquele país.
A Liga dos Combatentes foi condecorada como Membro Honorário da Real Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa – comenda imposta no Estandarte Heráldico da Liga dos Combatentes por D. Duarte Pio de Bragança, Grão-Mestre das Ordens Reais Portuguesas, acompanhado pelo membro da Ordem, Sr. Paulo Vitorino, como, pelo trabalho da Liga dos Combatentes ao evidenciar e exaltar o amor à Pátria e aos símbolos.
A Medalha de Honra (ao Mérito) grau Ouro da Liga dos Combatentes destina-se a galardoar pessoas singulares, nacionais ou estrangeiras, bem como sócios ou funcionários da Liga pelos serviços distintos e de elevado mérito prestados ao serviço da Liga dos Combatentes ou ao seu serviço.
A Medalha de Honra (ao Mérito) da Liga dos Combatentes atribuída no grau Ouro à Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dra. Mª Helena Teodósio, recebeu a imposição o Vice-Presidente da CMC, Dr. Pedro Cardoso em sua representação.
Após o desfile das Forças em Parada com representação da Banda da Armada, o Estandarte Nacional e uma Companhia a três pelotões, um de Fuzileiros, um do Exército e outro da Força Aérea, seguidos pelos cerca de 80 guiões dos Núcleos da Liga dos Combatentes, onde seria o Guião do Núcleo de Cantanhede a abrir o desfile de Guiões. As entidades visitaram o Museu das Oferendas onde foi assinado o Livro de Honra da Liga dos Combatentes tendo a cerimónia de deposição de Coroas de Flores decorrido na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha, junto ao túmulo do Soldado Desconhecido que se encontra nesta sala desde 1921, e que guarda os corpos de dois soldados: um morto na Flandres e outro em Moçambique, e é permanentemente alumiado pela “chama da Pátria” e homenageado por militares.
Seguiu-se um almoço convívio no RA 4 de Leiria entre ex-combatentes, seus familiares e amigos presentes nestas cerimónias. De regresso a Cantanhede ainda houve tempo para uma visita à Figueira da Foz. Era bem visível a satisfação, o ambiente de ótima camaradagem entre todos os presentes, com o privilégio de terem assistido ao reconhecimento público do seu Município, num dia tão especial para todos os Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui