Núcleo do Porto – CAMPS 3 – Porto e Região Norte com novas funcionalidades

0
668
No dia 20 de setembro de 2023 realizaram-se duas reuniões no Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), no âmbito do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS) 3 – Porto e Região Norte, ambas presididas pelo TGen Joaquim Chito Rodrigues, e nas quais marcaram presença o SGLC, Cor Lucas Hilário, o Diretor do CEAMPS, Dr. António Correia, o Presidente do NPLC, Cor Jocelino Rodrigues e o Corpo Técnico do CAMPS3, nomeadamente o Diretor Clínico, Dr. Jorge Magalhães, e as responsáveis pelas áreas da psicologia e da Assistência Social, respetivamente a Dra. Ana Teixeira e a Dra. Beatriz Silva.
Da parte da manhã foi apresentado o corpo técnico, os procedimentos e horário de funcionamento do CAMPS3, que depois da sua certificação pela ERS no ano transato, adquiriu agora novas valências no âmbito da psicologia, consulta de medicina geral e familiar, consulta de cardiologia e apoio social.
Em simultâneo com a apresentação do presidente do Núcleo decorreram intervenções quer do Corpo Técnico do CAMPS, quer do Diretor do CEAMPS, do SG e do presidente da LC, complementando a informação com exemplos do que acontece nos outros CAMPS da estrutura de Apoio Médico, Psicológico e Social da LC.
O presidente da LC defendeu, na sua intervenção e em sintonia com o que está definido, que o CAMPS é um órgão do Núcleo, que depende hierarquicamente do mesmo e pelo qual é apoiado administrativamente e logisticamente, dependendo tecnicamente do CEAMPS, devendo, contudo, existir, entre o Núcleo e o CAMPS respetivo uma relação estreita geradora de sinergias e dinâmicas que consubstanciem elevados padrões nos cuidados de saúde e bem-estar proporcionados aos associados e familiares. O Núcleo deve ser informado, em permanência das atividades do CAMPS para que as possa apoiar e facilitar.
A manhã terminou com a assinatura de um protocolo, no âmbito da saúde, entre a LC e a Clínica Médica e Diagnóstico Corpo Santo, representadas pelo presidente da Liga dos Combatentes e pelo Diretor da Clínica, Dr. Jorge Magalhães. Este protocolo garante consultas gratuitas aos associados da LC e respetivos maridos ou mulheres, na clínica em apreço, nas especialidades de Clínica Geral e Familiar e cardiologia, podendo, no futuro estender-se a outras especialidades, bem como o apoio ao desenvolvimento, no CAMPS3, da capacidade de apoio de proximidade aos associados e funcionários da LC.
Da parte da tarde decorreu nova reunião com o mesmo objetivo e com os mesmos intervenientes, a qual se juntaram os presidentes e ou representantes da maior parte dos Núcleos apoiados pelo CAMPS3, nomeadamente dos Núcleos de Braga, Espinho, Lamego, Lixa, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Monção, Penafiel, Ponte de Lima, Ribeirão, Valença e Vizela, marcando ainda presença um representante do Núcleo de Vila Real.
Apresentaram-se as valências do CAMPS 3, o corpo técnico e os respetivos contatos para marcação de consulta, de Clina Geral e Familiar e Cardiologia a cargo do Dr. Jorge Magalhães, Psicologia a cargo da Dra. Ana Teixeira e Apoio Social a cargo da Dra. Beatriz Silva. A marcação de consulta será efetuada, numa fase inicial, de acordo com a seguinte tabela:
Consultas de Medicina Geral e de cardiologia
Dr.ª Ana ou Dr.ª Beatriz
932 220 061
Consulta de Psicologia
Dr.ª Ana Teixeira
932 220 061
Apoio Social
Dr.ª Beatriz Silva
932 309 179
De seguida foi dada a palavra aos Núcleos que quisessem intervir, finalizando com o Núcleo de Chaves, cujo presidente, TCor António Benjamim Mascarenhas, efetuou uma apresentação sobre a situação e atividade do CAMPS 5 – Chaves. Referindo que, para além das especialidades ministradas no CAMPS 3, o CAMPS 5 garante ainda o apoio com consultas no âmbito da medicina alternativa, nomeadamente de acupuntura e osteopatia, bem como as seguintes atividades de ocupação de tempos livres: ginástica e pilates no Regimento de Infantaria N.º 19 e natação e hidroginástica na piscina municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui