Decorreu em 5 de outubro a solenidade do 10.º aniversário do Núcleo do Pico da Liga dos Combatentes conjugada com a cerimónia do 31.º aniversário do DIA DO COMBATENTE PICAROTO. Ambas as cerimónias decorreram no Lugar da Furna da Freguesia de Santo António do Pico no Concelho de São Roque da Ilha do Pico, tendo o momento festivo iniciado com missa na Igreja da Freguesia de Santo António, seguida do momento mais nuclear e que se constituiu na inauguração de uma lápide onde foram inscritos os 30 nomes de Combatentes Picarotos que Serviram Portugal na Guerra do Ultramar e de um que esteve prisioneiro na Índia.
De entre os nomes cinzelados naquela placa MEMORIAL, figura o do Combatente perecido em Angola, encimando, com destaque, a placa que nos recorda todos os outros. O momento festivo foi alvo da participação empenhada de uma MULHER de Combatente, que fez a locução de toda a cerimónia, conduzindo-a com sentimento e por forma empenhada. Usaram da palavra o Presidente do Núcleo do Pico, o Vice-presidente da LC e o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, tendo todos os oradores, pela forma por cada um deles sentida, saudado os COMBATENTES e suas FAMÍLIAS, vincando com elevação e reconhecimento o sacrifício que esse binómio viveu nos tempos da Guerra do Além Mar.
É de registar o empenho do Presidente do Núcleo do Pico em homenagear a Mãe do Combatente, proferindo palavras de apologia e reconhecimento pela sua postura de Mães e Mulheres, sugerindo que é tempo de no PICO ser erguido um monumento à MULHER COMBATENTE. Tal manifestação recebeu pronta resposta do Presidente da Câmara Municipal de São Roque – também ele filho de Combatente, que publicamente secundou o solicitado e se comprometeu a torná-lo uma realidade no curto prazo.
A cerimónia iniciou-se formalmente com o Grupo Coral Lajes e Pico cantando o Hino Nacional e executando os seus instrumentistas os toques de ordenança, sendo as honras militares prestadas por uma força da Guarda Nacional Republicana da Ilha do Pico, tendo em seguida sido deposta uma coroa de flores na base do soco do MEMORIAL e agraciados, com a Medalha das Campanhas e uma das Comissões Especiais, 5 Combatentes. O momento festivo foi encerrado com o Hino da Liga dos Combatentes, cantado por Vânia Goulart, por forma timbrada e percetível, a todos tendo agradado. Servido no Parque de Campismo da Furna, lugar da Freguesia de Santo António, foi posteriormente servido o almoço aos cerca de 450 participantes nesta cerimónia festiva.
As Entidades presentes oficialmente nesta festividade foram as seguintes:
Diretor Regional do Ambiente dos Açores em representação do Presidente do Governo Regional; Presidente da Assembleia Municipal de São Roque do Pico; Presidentes das Câmaras Municipais da Ilha do Pico (Lajes, Madalena e São Roque); Deputados à Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Adjunto do Capitão do Porto da Horta; Representante do Comandante da Zona Militar dos Açores; Representante do Comando do RG1; Representante do Comando Territorial dos Açores da GNR; Comandante da esquadra da Policia de Segurança Pública de São Roque do Pico; Componentes da Filarmónica “Liberdade do Cais do Pico” e o Senhor Padre Prior da Freguesia de Santo António. A Comunicação Social do Pico fez a cobertura televisiva da Cerimónia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui