Aljezur ou Algezur é um município pertencente ao distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, tendo por sede a bonita vila de Aljezur.
Na Vila de Aljezur possui a Liga dos Combatentes um dos seus Núcleos, o qual, à semelhança de tantos outros Núcleos da Liga dos Combatentes e na observância das regras sanitárias que vivemos, evocou, por forma singela mas elevada, o “9 de abril” – Dia do Combatente.
A cerimónia começou com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Aljezur – José Manuel Lucas Gonçalves, onde aludiu com ênfase à profícua ligação institucional entre a “Câmara” e o “Núcleo”, bem como ao harmonioso relacionamento humano que aglutina estas duas Instituições, reforçando a boa união de cooperação entre ambas, com raízes no antecedente e promessa de continuidade reforçada das mesmas.
Seguiu-se a entrega formal ao Núcleo dos Combatentes de Aljezur de um talhão com 120 metros quadrados, após decisão aprovada por unanimidade na reunião de 6 de abril de 2021 da Câmara Municipal do Município de Aljezur, colmatando uma inexistência que urgia superar em beneficio dos Combatentes falecidos e deixando aberta a porta para outras iniciativas conjuntas em benefício dos Antigos Combatentes e de Aljezur.
Em seguida foi assinada a ata de doação pelo Presidente da CMA e pelo Presidente do Núcleo – Tenente-coronel António Novais Henriques, que agradeceu o gesto da CMA e frisou que ele veio reforçar a estreita ligação entre as duas Instituições.
Em seguida, o Major General Mendonça da Luz fez a leitura da mensagem do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, TGen Chito Rodrigues, alusiva ao ato e sobretudo de agradecimento pela cooperação prestada à “Liga”.
Terminada a sessão no Salão Nobre da CMA, dirigiram-se os participantes na cerimónia para o monumento aos Combatentes anexo às instalações da “Câmara”, no qual o Presidente da CMA depositou uma coroa de flores no soco do bonito monumento aos Combatentes de Aljezur, sendo de seguida colocada uma coroa de flores pelo Presidente do Núcleo acompanhado pelo MGen Mendonça da Luz.
Entre os antigos Combatentes presentes destaca-se a do Presidente do Núcleo de Lagoa Portimão, aljezurense que tem participado afetivamente e ajudado, com a sua disponibilidade e saber, um pouco da vida do Núcleo de Aljezur, especialmente sentida durante a construção do monumento.
Terminada a cerimónia de deposição de coroas de flores, todos os participantes se dirigiram ao Cemitério Municipal para visitarem o talhão atribuído ao Núcleo de Aljezur da Liga dos Combatentes, associando-se então a eles o Vereador da CMA – Senhor António Carvalho, grande impulsionador deste projeto; Francisco Vieira um aljezurense membro do Núcleo de Lagoa-Portimão; José Matias – Secretário do Núcleo de Aljezur e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur.
Cerimónia simples, mas não uma simples cerimónia, marcou em Aljezur o momento de evocar os “Combatentes por Portugal”, momento por outras formas repetido por Núcleos da LC em todo o País e a quem com este artigo se dá preito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui