O 94.º aniversário do Núcleo de Alcobaça foi comemorado no passado dia 29 de abril de 2018, em que se reuniram cerca de 150 antigos combatentes e familiares. Estiveram presentes o Dr. António Correia da Liga dos Combatentes, o Presidente da Junta de Freguesia de Cós, bem como os Representantes dos Núcleos da Liga de Combatentes da região Oeste (Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Peniche e Rio Maior) que conferiram brilho e dignidade ao evento.
As cerimónias tiveram início junto do Monumento aos Combatentes em Alcobaça, com o hastear das bandeiras, deposição de uma coroa de flores e guardado um minuto de silêncio em memória daqueles que combateram e deram a vida pela Pátria. De seguida, foi prestada homenagem aos antigos combatentes da Freguesia de Cós junto ao Convento de Santa Maria de Cós, também com deposição de uma coroa de flores e minuto de silêncio.
Após a homenagem o Presidente do Núcleo de Alcobaça usou da palavra, sendo de destacar a missão valorosa do Padre Capelão Manuel Caetano na Primeira Guerra Mundial e que em tempos serviu a comunidade religiosa de Cós. Também recordou os combatentes falecidos no Ultramar, Fernando de Sousa Barreiro e José Eugénio de Oliveira Barros, sendo da mais elementar justiça esta singela homenagem. Aproveitou-se a ocasião para se fazer uma visita guiada ao Convento em que se deu a conhecer parte da história da nossa região.
O almoço-convívio foi servido na Associação Recreativa Povoense, tendo decorrido com muita confraternização e animação. A Direção do Núcleo, agradece a todos que se associaram a estas cerimónias, que se revestiram de elevado sentido patriótico, ao recordar e homenagear todos os nossos companheiros que serviram com dignidade a nossa Pátria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui