Homenagem aos Combatentes Falecidos nos Talhões e Ossários
O Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes comemorou o seu 96º Aniversário, com as Cerimónias Oficiais inicialmente no Talhão dos Combatentes e Ossário no Cemitério de Santa Maria do Olival, em homenagem aos Combatentes sepultados neste local, nos talhões dos Cemitérios de Ourém, Olival e Caxarias, e ainda Talhão e Ossário do Cabeçudo em Ferreira do Zêzere.
Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Monumento aos Combatentes da Grande Guerra e Ultramar
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Gen Joaquim Chito Rodrigues. Esta efeméride contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Dra. Anabela Freitas; do Secretário do Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Dr. Vasco Miguel dos Reis Marques; do Vereador da Câmara Municipal de Tomar, Hélder Henriques; do Presidente da União de Freguesias de São João Batista e Santa Maria dos Olivais de Tomar, Augusto Manuel Barros Alves; do Chefe Principal Firmo Leal da PSP de Tomar; do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Tomar, Cap Pedro Inácio; do Adjunto dos Bombeiros Municipais de Tomar, Vítor Bastos. Participaram também o Gen Hernadez Corbal Gerónimo, o Vice-Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, MGen Fernando Pereira dos Santos Aguda; Cor de Infantaria Carlos Manuel Alves Batalha da Silva, o Diretor do Centro de Apoio Social de Tomar, Cor João Roque, o 2º Comandante do RI 15, TCor de Infantaria Paraquedista Vítor Fernandes; o Comandante do Estabelecimento Prisional Militar, TCor Rui Alvarinho, o Presidente da Assembleia do Núcleo de Tomar, Dr. José Lousada, o TCor Artur Ferreira (Diácono Permanente), do Ex-Presidente, TCor Manuel Carlos Cosme da Silva; dos Presidentes e Porta-guião dos Núcleos de Abrantes e Entroncamento; bem como outras ilustres autoridades civis, militares, de segurança e culturais, e aqueles pelo qual se justifica estes eventos, os associados e seus familiares.
Este dia festivo teve lugar Várzea Grande, junto ao monumento aos Combatentes da Grande Guerra e Ultramar, na cidade de Tomar. O Programa iniciou com a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, onde, perante o testemunho de todos os convidados e associados, com a cumplicidade dos seus familiares, se realizou uma cerimónia de homenagem e deposição de coroa de flores, a todos os militares que, no cumprimento do dever, tombaram no campo de honra e da glória ao serviço de Portugal. Uma força de militares do Regimento de Infantaria 15 prestou as honras militares. Foram evocados os combatentes mortos na I Guerra Mundial no TO de Angola, Alf Manuel Antunes Sereno; Sold Adelino dos Santos, no TO de Moçambique, o 1.º Cabo António Escudeiro, no TO de França; e no Ultramar, 1.º Cabo António Ferreira dos Santos, no TO de Moçambique; Sold António Jorge da Silva, no TO da Guiné e 1.º Cabo António José Lourenço, no TO de Angola.
Cerimónia no Claustro do Convento de S. Francisco (Parada interior do Antigo RI 15)
Este dia festivo teve continuidade no Claustro do Convento de S. Francisco, onde foram entregues diplomas de “Testemunho de Apreço”, a um sócio combatente que completou mais de 50 Anos de inscrição e treze de 25 Anos de inscrição, dando assim o seu valioso contributo para os fins patrióticos e humanitários da Liga dos Combatentes. Foi ainda entregue o diploma e cartão de sócio benemérito à Câmara Municipal de Tomar na pessoa da Presidente Dra. Anabela Freitas, para homenagear as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, a quem, por atos praticados em benefício da Liga dos Combatentes ou dos seus associados, a quem a Direção Central atribua esta qualidade. Foram ainda impostas as seguintes condecorações: Medalha de Honra ao Mérito Grau Ouro ao Presidente da Assembleia do Núcleo, TCor José Manuel Castro Lousada; Medalha de Bons Serviços Grau Ouro, aos sócios: António Vilela Antunes, Armando Mourão, José Maria Azeitona, António Gomes Nunes e Carlos Alberto Neves. Entregues Diplomas de Louvor aos sócios: Manuel Carlos Cosme da Silva e Afonso Manuel Morais Ferreira. Por fim, foram proferidas duas alocuções alusivas ao ato, pelo Presidente do Núcleo, TCor Paulo Rêpas e pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Gen Joaquim Chito Rodrigues.
Almoço-convívio no Restaurante Quinta da Gracinda
A culminar as comemorações do 96.º Aniversário, os convidados, associados e familiares foram brindados com o tradicional almoço de confraternização no restaurante “Quinta da Gracinda”, em Valdonas/Tomar. Assim, em clima de alegria e felicidade, mais de uma centena de participantes, entre convidados, associados e familiares, assistiram ao partir do bolo de aniversário, com um brinde ao Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes, desejando votos para a continuação de uma longa vida, com iguais ou melhores sucessos e num espírito da mais sã e pura amizade. Por fim, o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, assinou o Livro de Honra na Sede do Núcleo de Tomar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui