Prosseguindo a tarefa de garantir a manutenção dos Talhões recuperados pela LC na República da Guiné Bissau, em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e em Moçambique, estão a decorrer em diversos Cemitérios Municipais destes Países, intervenções de restauro dos Talhões da Liga dos Combatentes. Estas intervenções retomam-se ciclicamente, já que a degradação que se regista nos Talhões, Ossários e Capela de Bissau, é proporcional às exigentes condições climatéricas que se vivem naqueles Países e tendente a retirar a dignidade que a Liga quer garantir para aquelas infraestruturas.

Terminada a recuperação do Talhão de Nampula – a primeira a ficar concluída de entre o conjunto das que decorrem nos Países já referenciados – 83 Campas foram intervencionadas e pela imagem se pode constatar que ficaram bem arranjadas e dignamente se apresentam a quem as possa visitar. Ao abrigo do turismo das memórias, alguns antigos Combatentes se deslocam às províncias em que serviram na guerra do ultramar e vão chegando à Liga palavras de apreço pela conservação e dignificação de que aqueles espaços são alvo.

Em Nampula, a Liga possui uma Delegada, a Cônsul Honorária de Portugal naquela cidade Moçambicana, Sr.ª Dona Maria de Lurdes, que desde os primeiros contatos da Liga com a sua pessoa – e já passaram 6 anos – sempre demonstrou carinho, sensibilidade, muito apoio à causa da Liga e ao seu labor. As campas que a foto mostra recuperadas, de conservada estrutura, transmitindo cuidado de manutenção e “respirando” dignidade, foram enriquecidas com a deposição de uma flor sobre a sobriedade do cimento pintado.

A foto “fala” por si e demonstra a sensibilidade de uma Delegada da Liga e da Mulher que por altruísmo assim relembrou os nossos Combatentes.
A Liga dos Combatentes cumpriu em Nampula a sua missão. A Delegada da Liga deu mais significado a essa tarefa, deu-lhe o “toque” de vida e de homenagem que partilhamos com o leitor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui