Núcleo do Porto – Orquestra Ligeira do Exército visita Combatentes do norte

0
812
A Liga dos Combatentes (LC) através do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), com o apoio dos Núcleos de Braga, Coimbra, Espinho, Lamego, Lixa, Macedo de Cavaleiros, Maia, Marco de Canavezes, Matosinhos, Oliveira do Bairro e Penafiel e do Exército, realizou um Concerto Solidário na Casa Música do Porto, no dia 26 de fevereiro do corrente ano.
O Concerto teve como audiência privilegiada associados da LC e seus familiares e amigos e foi superiormente executado pela Orquestra Ligeira do Exército (OLÉ), na maior sala da Casa da Música, sala Suggia cedida de forma graciosa, que, mesmo com os seus mil lugares sentados, foi pequena para albergar este grande evento musical do período pós COVID.
As 21h00 horas em ponto os acordes afinados dos vinte e dois músicos fizeram-se ouvir superiormente dirigidos pelo Maestro da OLÉ, Sargento-Chefe Cândido Ameixa, entrando de seguida em palco os três vocalistas da mesma, formando um conjunto harmonioso, melódico e sinergético. Durante mais de hora e meia deliciámo-nos com uma panóplia de temas musicais diversificados de música ligeira estrangeira e portuguesa de excelência, sabiamente interpretados pelos músicos e vocalizados pelo “Rouxinol”, Sargento-Chefe João Campos e pelas “Cotovias”, 1º Cabo Lina Rodrigues e Soldado Alice Costa, que para além de fazerem o gáudio, induziram no público presente sentimentos de entusiasmo, alegria, partilha, emoção, paz, felicidade e bem-estar.
Todas as referências colhidas no final do espetáculo e nos dias subsequentes ao mesmo, foram unânimes em considerar que a OLÉ espalhou magia, ao longo de uma noite que se tornou inolvidável e que perdurará por muito tempo na memória de todos os que tiveram o ensejo de acorrer à Casa da Música no Porto. A performance da OLÉ foi determinante para o êxito desta iniciativa cultural, sendo apontada como uma experiência musical multifacetada, fora da caixa, e do agrado de todos os intervenientes, quer na organização e coordenação do espetáculo, quer enquanto ouvintes estarrecidos do mesmo.
Anunciado o términus, e quando o público já gritava: Só mais uma! O Exmo. Senhor Presidente da LC, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, tomou a palavra endereçando os agradecimentos da praxe, iniciando pelo Comandante de Pessoal do Exército, na pessoa do Exmo. Senhor General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, em representação de S.Exª o General Chefe de Estado-Maior do Exército, e em seu nome pessoal, não só pela autorização para a participação da OLÉ, mas também pela disponibilidade manifestada em apoiar as cerimónias da Liga desde a primeira hora. Seguiram-se a Câmara Municipal do Porto (CMP), na pessoa da senhora Vereadora detentora do pelouro dos transportes, Dra. Cristina Pimentel, o Presidente da Assembleia Municipal da CMP, Exmo. Senhor Professor Sebastião Feyo de Azevedo, o Bispo do Porto, S.E.R. D. Manuel Linda, a Direção da Casa da Música, na pessoa do seu Presidente, Dr. Rui Amorim de Sousa, a todos quantos nela trabalham e contribuíram para o concerto, às demais entidades presentes, continuando com rasgados elogios, amplamente aplaudidos pelo público, à OLÉ, à Direção do Núcleo do Porto pela inaudita iniciativa, rematando com uma referência especial a todos os associados presentes, e aos que, não sendo associados aceitaram o desafio de participarem no concerto e que, de certa forma partilham, em parceria com a Liga dos Combatentes, o desígnio de apoiar e ajudar os combatentes mais carenciados de todos os tempos.
Antes da entrega de lembranças ao maestro Cândido Ameixa e à OLÉ e ramos de flores aos vocalistas, ainda houve tempo para um pequeno discurso “combatente”, inflamado de patriotismo, pelo Presidente da LC e lugar a um minuto de silêncio em memória de “Aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, nomeadamente nos campos da Flandres, no ex-Ultramar, na ex-Jugoslávia, na Bósnia-Herzegovina, no Kosovo, no Iraque, no Afeganistão, em Timor, no Mali, na Republica Central Africana e um pouco pelos quatro cantos do mundo, onde o “Pano Verde Rubro” ondula nos ventos da fama, na condução de Operações de Apoio à Paz e Humanitárias sob a Égide da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização do Tratado do Atlântico Norte OTAN ou de Coligações Multinacionais legalmente constituídas, bem como daqueles envolvidos na guerra recente entre a Rússia e a Ucrânia.
Este momento singelo, evocado na posição de “sentido”, criou um frémito e um acumular de energia positiva que explodiu num entusiástico aplauso, de todos e para todos os que nele participaram. De seguida a OLÉ presenteou-nos com mais alguns temas que nos trouxeram para a realidade e para um regresso a casa, com o sentido de satisfação e do dever cumprido.
Liga dos Combatentes Valores Permanentes! Liga dos Combatentes em Todas as Frentes!
NPLC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui