Núcleo Category: NúcleosNúcleo Tags: Núcleo da Maia
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.
Núcleo: MaiaMorada do Núcleo:Av. Senhor de Santa Cruz (Escola EB1/JI de Santa Cruz) - Castêlo da Maia - 4475 - 051 Maia
E-mail: maia@ligacombatentes.orgTelefone: 915 943 150 / 927 407 321A Direção Central da Liga dos Combatentes, em sua reunião de 10 de setembro de 2015 aprovou a criação do Núcleo da Liga dos Combatentes na Maia, confiando a sua gestão à Comissão Administrativa designada para o efeito pelos seguintes sócios:
Presidente: Manuel Joaquim Martins Engrácia Antunes, Tenente-coronel, Sócio n.º 174.387; Secretário: António Alberto Barbosa Neves, Sócio n.º 176.234; Tesoureiro: Manuel José Vieira Machado, Capitão, Sócio n.º 170.859; 1.º Vogal: Herlander Aires Macedo Tibério, Sargento-chefe, Sócio n.º 176.055; 2.º Vogal: António José Rocha Duarte, Sócio n.º 46.430.
A Liga dos Combatentes aberta a todos os cidadãos, é uma reserva cívica do nosso País e os veteranos podem, não apenas, atrair a juventude colocando-se sempre ao seu serviço com a sabedoria dos anos e a força que lhe resta, como contribuir para a formação da consciência patriótica e da responsabilidade que representa ser cidadão português no mundo, no nosso tempo perante a nossa identidade e os seus valores históricos, morais e espirituais.
1. A Liga dos Combatentes, tutelada, pelo Ministério da Defesa Nacional, é uma Instituição de características únicas em Portugal. Estatutariamente, o seu Conselho Supremo, na expressão do Estatuto fundador de 1924 cujo presidente honorário «será sempre Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa», «destina-se a orientar e facilitar as relações da Liga com os poderes constituídos.» (art.ºs. 59 e 61, § 2º). O que se traduz, no actual Estatuto de 1999, «na competência … para assegurar a fidelidade da Liga dos Combatentes aos seus objetivos (art.º. 11, 5c).
2. A Liga dos Combatentes, constitui, assim, uma garantia do compromisso do Estado na defesa da matriz moral, espiritual e histórica de Portugal. Refletida, perseverantemente pela esmagadora maioria dos cidadãos, por vezes desqualificada e silenciada mas que, na verdade, representa cerca de 90% da população portuguesa (censo de 2011). O povo, afirma assim, em plena liberdade, que a sua matriz, e a matriz da Nação é o Cristianismo, consubstanciada num modelo social universalmente inclusivo.
3. A Liga nasceu e continua para honrar jovens conscritos que servem e serviram o seu País, oferecendo o melhor de si mesmos, numa dádiva que vai até ao sacrifício da vida. Simples e anónimos servidores do Estado, formados na escola militar da cidadania que é o respeito do outro, entram nas fileiras como uma amálgama e saem um povo, uma unidade de unidades. Aqui cada um entrega-se e segue um Comandante que não escolheu, e as virtudes da camaradagem, não desaparecem, consolidam-se.
4. Em cada rua do nosso Concelho há antigos combatentes que gostariam de cruzar o seu olhar com os jovens seus vizinhos em «condomínios» de mútua utilidade social. Ainda que na forma de um simples exercício de civilidade e cidadania, o sorriso e a imaginação da juventude, sempre pronta a dar-se aos amanhãs que cantam e tantas vezes enganados, mas que, vividos aqui, sob o olhar atento e carinhoso dos anciãos, podem ser uma sedutora e consistente aventura.
Por tudo isso, este tempo mais de confusão que de crise, pode ser o tempo favorável, para juntos podermos ensaiar a construção de uma «rua» diferente; se é residente na Maia, e já é associado transfira a sua ficha; se não é sócio aceite o nosso convite e inscreva-se, no nosso Núcleo pondo algum do seu tempo e imaginação ao serviço dos outros e do País. Construa aqui, na sua rua ou no seu prédio, mesmo com os imigrantes, um «Condomínio» com rosto, na dádiva e na reciprocidade.
Presidente: Alberto Joaquim Barcia Soares
Secretário: Manuel António Pires Mata
Tesoureiro: João Carlos Fontes Antunes
1.º Vogal: Professor Doutor Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo Coelho
2.º Vogal: Dr. José Augusto Teixeira Maia Marques
Vogal suplente: Francisco Augusto Teixeira Furtado
Vogal suplente: Arnaldo Paulo Silva Pereira-