Núcleo de Viseu – 100.º aniversário

0
517
O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes a 29 outubro comemorou o seu centenário. Este evento considerado, também, como a grande concentração anual de sócios, decorreu nas instalações do Regimento de Infantaria 14 (RI 14).
O dia festivo começou pelas 10h00 com a Assembleia-geral da qual se destaca a eleição da nova equipa diretiva para o triénio 2023–2026. De seguida decorreram as cerimónias de condecorações, imposição de medalhas e discursos alusivos ao ato.
O Tenente-coronel António Gabriel, presidente do Núcleo, reeleito para mais 3 anos, usou da palavra para destacar as atividades realizadas no âmbito do centenário, bem como uma apresentação história dos cem anos da instituição, essencialmente na área social. O Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Dr. Diamantino Santos, focou o papel social e na defesa dos símbolos e valores éticos da Nação que o Núcleo de Viseu defende e desenvolve. Após as suas breves palavras entregou ao Núcleo uma lembrança da Junta de freguesia.
A Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata, durante a sua intervenção enalteceu o papel do Núcleo de Viseu nestes 100 anos para com os Combatentes. No final da sua intervenção ofertou uma lembrança do Município.
O Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário, aquando da sua intervenção, focou o grande esforço que a Liga dos Combatentes tem feito na defesa da dignidade dos Combatentes perante o poder político.
Após as intervenções procedeu-se à entrega de medalhas e uma lembrança de centenário a 3 sócios Combatentes da Guerra do Ultramar que mais se destacaram no apoio, na presença e acima de tudo na disponibilidade com as atividades do Núcleo.
A Missa de sufrágio, igualmente no RI 14, foi presidida pelo Capelão Major Marcelino Pereira, ao que se seguiu uma homenagem aos mortos junto ao Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar. As festividades terminaram com o almoço de confraternização, cuja ementa não podia dispensar o famoso e tradicional Rancho à moda de Viseu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui