Em 09 de abril de 2019, por iniciativa da Associação dos Ex-Combatentes de Vila do Bispo e comemorando o Dia do Combatente, decorreu uma cerimónia de inauguração de um Monumento de homenagem aos Combatentes daquela vila, caídos ao serviço de Portugal. Pelas 11H00, no Jardim da Fonte, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, recebeu as entidades convidadas, a que se juntaram combatentes dos Núcleos de Aljustrel, Lagoa-Portimão e Lagos. Presentes o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Bela Martins, Vereadores  Rute Silva, Armindo Vicente, Fernando Santana, o Embaixador da Austrália Peter Rayner, o Vice-cônsul britânico em Portimão, Clive Jewell, o Comandante do Regimento de Infantaria Nº. 1, Coronel Paulo Varela Curro, o Comandante do Comando Territorial de Faro, Joaquim Crasto, o Capitão do Porto de Lagos, Comandante Luís Duarte, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Sagres, Vila do Bispo e Raposeira, Barão de S. Miguel, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Arquiteta Elina Baptista e o Padre José Chula.
Tomou a palavra o Presidente da Associação de Ex-Combatentes, Bernardino Martins, que foi igualmente o autor do projeto do Monumento. Para além de historiar o esforço da Associação para a concretização da obra, teceu considerações relativas ao esquecimento e abandono a que os antigos combatentes são votados pelos poderes públicos. Justificou a presença do Embaixador da Austrália, bem como do Vice-cônsul inglês, o qual agradeceu, pelo facto da homenagem se estender aos dez elementos que pereceram na queda de um avião britânico da RAF Consolidated Catalina IB FP154 em Sagres, em Março de 1943, durante a II Guerra Mundial.Seguiram-se intervenções do Vice-cônsul britânico e do Embaixador da Austrália, agradecendo a homenagem e sublinhando o momento. O Presidente da Liga dos Combatentes assinalou o momento histórico da evocação do Centenário da Conferência de Paz e do Dia do Combatente, efeméride que se havia evocado a nível nacional no passado dia 06 de abril e se evocará a 13 de abril, em França e que, também, se estaria a evocar em todos os Núcleos da Liga dos Combatentes no país neste dia 09 de abril.
Sublinhou a presença das entidades britânica e australiana, que durante o Séc. XX foram países aliados, que estiveram sempre do mesmo lado da História.
O padre José Chula fez a bênção do Monumento tendo seguidamente as entidades colocado uma coroa de flores em homenagem aos Combatentes de Vila do Bispo.
Os Presidente da Câmara reuniu depois os convidados nas instalações dos Bombeiros locais, onde foi servido um almoço que proporcionou um agradável convívio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui