A Associação de Combatentes do Concelho de Pampilhosa da Serra, com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, dos Ramos das Forças Armadas e do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, bem como de combatentes e empresários locais, materializaram um seu grande objetivo desde a sua fundação em 2015: erguer um memorial em homenagem aos combatentes do concelho caídos no guerra do ultramar. E foram quinze. Pelas 10h00 os convidados foram recebidos na Câmara Municipal pelo  Presidente da Câmara José Brito Dias. Entre os presentes viam-se o Presidente do Tribunal do Justiça – juiz conselheiro António Gaspar, Presidente da Liga dos Combatentes – General Chito Rodrigues, General Mimoso em representação do general CEMFA, Major-general Flambo em representação do General CEME, Comodoro Jesus Silva em representação do almirante CEMA, Tenente-coronel Pires Martins membro da DC da LC, presidente da ANCU, APVG, ACUP, Associação de Combatentes Vilacondenses e entidades locais. Às 11h00, chegaram ao memorial as entidades mais representativas tendo sido prestadas honras militares por um pelotão do Exército. Com a presença de muitos combatentes, famílias e população local junto ao memorial a inaugurar e após bênção do mesmo procedeu-se ao descerramento da placa evocativa  da inauguração, a que se seguiu a  colocação de Ramos  e coroas de flores pelas Associações e entidades presentes e os toques de honra aos mortos em combate seguido  do toque da alvorada, após uns momentos de silêncio.
Usaram seguidamente da Palavra o Presidente da Associação dos Combatentes do Concelho da Pampilhosa da Serra, o Presidente da Liga dos Combatentes  e o Presidente da Câmara.
A cerimónia terminou com o hino da Liga dos Combatentes. Seguiu-se um almoço num espaço dos  bombeiros locais com cerca de quinhentas pessoas presentes e onde o Presidente da Associação organizadora distribuiu medalhas comemorativas do dia da inauguração do significativo memorial. A Liga dos Combatentes agradece ao Presidente da Câmara todo apoio dado à Associação local, para que esta obra fosse uma realidade e felicita a Associação dos Combatentes de Pampilhosa da Serra na pessoa do seu presidente pela concretização deste objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui