Decorreram, na freguesia de Guadalupe, Concelho de Santa Cruz da Graciosa, em 14 de abril de 2019, as comemorações do Dia do Combatente e a evocação do 101.º aniversário da Batalha de La Lys.
As cerimónias, foram presididas pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Dr. Manuel Avelar da Cunha Santos e de inúmeras entidades militares e civis, combatentes e famílias. Inicialmente realizou-se a cerimónia de Homenagem ao Combatente com um minuto de silêncio em homenagem aos combatentes falecidos.
Terminada a cerimónia, deu-se início à cerimónia Comemorativa do Dia do Combatente e da Evocação da Batalha de La Lys, com a deposição de duas coroas de flores junto ao Monumento. Depuseram as coroas de flores o 1.º Tenente Martins Henriques, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, e pela Delegada da Delegação da Liga dos Combatentes na Ilha Graciosa.
Foi proferida uma intervenção alusiva ao Dia do Combatentes pelo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Seguiu-se a imposição de condecorações aos combatentes que estiveram na Guerra do Ultramar, agraciados com a medalha comemorativa das campanhas e comissões das Forças Armadas, medalha esta destinada a galardoar todos os militares que tenham servido em situação de campanha. Foram agraciados os seguintes Combatentes:
– Gabriel Fernando Martins de Mesquita Gabriel;
– Florentino da Silva Pavão;
– Hélio Manuel Pereira Vasconcelos Moniz
Para a realização da referida cerimónia contou-se com a importante colaboração do Presidente da Casa do Povo de Guadalupe e do Presidente da Junta de Freguesia do Guadalupe. Após a cerimónia, foi realizada uma missa na Igreja de Guadalupe, seguindo-se um almoço-convívio na Casa do Povo de Guadalupe, no qual estiveram presentes 160 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui